Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia suspeita de terrorismo
Pelo menos oito pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque com arma branca na Suécia. As autoridades policiais, citadas pela AFP, falam de um possível ataque terrorista.
© Reprodução
Mundo Suécia
Pelo menos oito pessoas ficaram feridas depois de um suspeito ataque terrorista, com recurso a arma branca, em Vetlanda, no sul da Suécia, conforme anunciam os órgãos de comunicação locais.
A agência AFP, que cita autoridades policiais, avança com a possibilidade de ataque terrorista, depois de inicialmente se equacionar ser uma tentativa de homicídio.
O suspeito foi atingido a tiro pela polícia e detido, de acordo com o jornal local Vetlanda Posten. O momento da detenção foi captado por testemunhas.
O alegado agressor, um homem na casa dos 20 anos, ficou ferido numa perna.
EXTRA: Här grips den misstänkte gärningsmannen efter dådet i Vetlanda – se filmen sekunderna efter händelsenhttps://t.co/uWR9kVlHLy pic.twitter.com/DFjNHYIf5h
— Tranås Tidning (@tranastidning) March 3, 2021
Mindestens 8 Verletzte bei einem Messerangriff in Schweden. Der südländisch aussehende Täter wurde von der Polizei angeschossen und verhaftet. Die Polizei geht von einem terroristischen Hintergrund aus. #Vetlanda #Schweden pic.twitter.com/VanlHH9X8l
— Der letzte Husar (@LetzteHusar) March 3, 2021
O suspeito tinha na sua posse uma "arma afiada", declarou à agência France-Press um porta-voz da polícia Kristian Ljungberg, que, segundo a imprensa local, era uma faca.
O ataque ocorreu por volta das 19h00 desta quarta-feira (hora local, 18h00 em Lisboa). A polícia indicou que fará um comunicado à imprensa mais tarde, não se conhecendo, para já, as motivações para o ataque.
#BREAKING Eight people wounded in stabbing attack in #Vetlanda, #Sweden. Police say it was a terror attack pic.twitter.com/GnMoGPiSYX
— Guy Elster (@guyelster) March 3, 2021
"Estes acontecimentos são terríveis e os meus pensamentos estão com as vítimas e familiares. Neste momento, não sabemos exatamente o que aconteceu e qual foi o motivo", indicou em comunicado o ministro do Interior, Mikael Damberg.
Na Suécia, os serviços de inteligência consideram a ameaça terrorista como elevado, sendo que o país foi alvo de dois ataques terroristas nos últimos anos.
O último, em 2017, um requerente de asilo uzbeque que viu o pedido negado atropelou vários peões em Estocolmo num camião roubado, matando cinco pessoas e foi condenado a prisão perpétua, em 2018.
Em dezembro de 2010, um homem realizou um ataque suicida à bomba no centro de Estocolmo, mas ficou apenas com ferimentos ligeiros.
[Notícia atualizada às 19h26]
Leia Também: Bruxelas avisa cinco países da UE para aplicarem legislação sobre racismo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com