Bruxelas quer "sociedades inclusivas e coesas" para combater terrorismo
A Comissão Europeia defendeu hoje "sociedades inclusivas e coesas" na União Europeia (UE) para combater o terrorismo, a propósito do dia europeu em memória das vítimas, garantindo também esforços contra o extremismo, que diz ser "cada vez mais digital".
© Reuters
Mundo União Europeia
"A todos os que procuram prejudicar-nos e dividir-nos, continuaremos a responder com unidade. As nossas democracias esforçar-se-ão sempre por proteger os nossos direitos, liberdades e valores fundamentais e estamos empenhados na construção de sociedades inclusivas e coesas em que todos tenham interesse e todos se possam sentir seguros", indica o executivo comunitário em nota hoje divulgada.
Nesta declaração a propósito do Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo, que se assinala na quinta-feira, a Comissão Europeia garante estar "a construir a resiliência da União Europeia para prevenir estes ataques".
"Estamos a combater a ameaça terrorista, que cada vez mais resulta de diferentes formas de extremismo e é cada vez mais digital. Estamos a tomar medidas para bloquear a propaganda terrorista online, para impedir os terroristas de espalharem o ódio 'online', mas ninguém pode combater o crime sem cuidar das suas vítimas", acrescenta a instituição.
E, "neste dia de recordação, estamos unidos e solidários com todas as vítimas e sobreviventes destes atos", adianta a Comissão Europeia.
O Dia Europeu em Memória das Vítimas de Terrorismo é um evento anual para homenagear todos os que sofreram com este crime.
Foi criado depois de, em 2004, ataques terroristas à bomba em Madrid terem tirado a vida a 193 pessoas e terem ferido milhares outras.
Leia Também: Oito feridos em esfaqueamento na Suécia. Polícia suspeita de terrorismo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com