Turquia vai receber em abril negociações de paz no Afeganistão
A Turquia vai receber as negociações de paz no Afeganistão em Istambul no próximo mês, anunciou hoje o ministro turco dos Negócios Estrangeiros, dias depois de os Estados Unidos terem apresentado nova proposta para conversações.
© Reuters
Mundo Afeganistão
A reunião de representantes do Governo afegão e dos talibãs "está marcada para abril", afirmou Mevlüt Cavusoglu, citado pela agência de notícias estatal Anadolu.
"Estamos a debater a data precisa e o conteúdo" dessas conversas, acrescentou.
Os Estados Unidos, que poderão retirar os seus militares do Afeganistão a partir de 01 de maio, apresentaram recentemente uma nova proposta de paz às autoridades de Cabul e aos talibãs.
Este plano prevê nomeadamente a criação de um "novo governo inclusivo", de acordo com uma carta do chefe da diplomacia norte-americana, Antony Blinken, revelada pelos meios de comunicação afegãos.
Na segunda-feira, Washington pediu uma "aceleração" do processo de paz no Afeganistão, defendendo que o progresso "é possível" e propôs relançar as negociações de paz entre Cabul e os insurgentes "nas próximas semanas" na Turquia.
Ao mesmo tempo, instituiu um período para "redução da violência" de 90 dias a fim de evitar a tradicional ofensiva dos talibãs no começo da primavera.
As negociações de paz inter-afegãs também foram lançadas em setembro em Doha, no Qatar.
As conversas em Istambul "não serão uma alternativa ao processo que está a decorrer no Qatar, mas darão uma ajuda", garantiu Cavusoglu, que esteve em Doha na quinta-feira.
"Qual é o nosso objetivo? É prolongar as discussões entre os talibãs e o Governo (afegão), focando-nos na obtenção de resultados concretos", acrescentou.
O ministro turco adiantou ainda que Ancara vai nomear um representante especial para o Afeganistão que será responsável por preparar esta reunião.
Leia Também: Turquia anuncia retoma das ligações diplomáticas com o Egito
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com