Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 18º

Justiça vai rever pena de morte para autor dos atentados de Boston

Em causa está um pedido de recurso do Departamento de Justiça, apresentado antes de Donald Trump deixar o cargo de presidente.

Justiça vai rever pena de morte para autor dos atentados de Boston
Notícias ao Minuto

15:35 - 22/03/21 por Tomásia Sousa

Mundo Boston

O Supremo Tribunal dos EUA admitiu, esta segunda-feira, reconsiderar a sentença de morte para Dzhokhar Tsarnaev, co-autor confesso dos ataques da Maratona de Boston em 2013, que mataram três pessoas e feriram mais de 260, dos quais 17 sofreram amputações.

Em causa está um pedido de recurso do Departamento de Justiça, apresentado antes de Donald Trump deixar o cargo de presidente dos Estados Unidos, que contestava a decisão de um tribunal que ordenava um novo julgamento.

Os juízes concordaram em ouvir um recurso interposto pelo governo de Trump, que executou 13 presidiários federais nos últimos seis meses de mandato, incluindo três na última semana do mandato.

O caso não será revisto até ao outono, e não é claro ainda como deverá o novo governo abordar o caso de Tsarnaev.

Até ao momento, a administração do presidente Joe Biden não deu nenhuma indicação sobre como planeia reverter a decisão do antecessor, como fez em vários outros casos pendentes em tribunal.

Joe Biden é contra a pena de morte e já garantiu que tenciona acabar com esta prática, mas ainda não esclareceu como tenciona fazê-lo.

Tsarnaev, de 27 anos e origem chechena, e o irmão mais velho, Tamerlan, provocaram o terror em Boston em 15 de abril de 2013, quando detonaram duas bombas caseiras feitas de panelas de pressão com explosivos, pregos e pedaços de metal, na lotada linha de chegada da maratona.

Três noites após os ataques, enquanto tentavam fugir de Boston, Tsarnaev matou um polícia do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) durante uma perseguição em que os irmãos largaram explosivos. Esta perseguição, recorde-se, obrigou Boston e os arredores a um recolher de obrigatório de 24 horas.

O irmão mais velho, Tamerlán, morreu após ser ferido a tiro pela polícia, e Tsarnaev depois de detido foi condenado à pena de morte.

Os atentados da Maratona de Boston foram os piores cometidos em solo norte-americano desde o ataque terrorista de 11 de setembro de 2001, que matou mais de três mil pessoas.

Leia Também: Rússia acusa EUA de rejeitarem diálogo oficial Biden-Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório