Ministros dos Assuntos Europeus preparam hoje Conselho Europeu
Os ministros dos Assuntos Europeus dos 27 vão preparar hoje o Conselho Europeu do final da semana num Conselho de Assuntos Gerais presidido pela secretária de Estado Ana Paula Zacarias.
© Reuters
Mundo presidência da UE
Como é tradicional em semanas de cimeiras de chefes de Estado e de Governo da União Europeia, o Conselho de Assuntos Gerais -- que junta à mesa os ministros com a pasta dos Assuntos Europeus -- vai preparar os trabalhos da cimeira, que decorrerá entre quinta e sexta-feira, em formato virtual.
Este próximo Conselho Europeu, que, ao contrário do planeado, se celebrará por videoconferência, face à situação epidemiológica na Europa, volta a ter entre os pontos em agenda, como sucedeu ao longo dos últimos 12 meses, a pandemia da covid-19, com os líderes a discutirem designadamente o processo de vacinação na UE e a coordenação na resposta dos Estados-membros em diferentes níveis, como as restrições à livre circulação.
A cimeira não será, no entanto, consagrada exclusivamente à covid-19, com a agenda de trabalhos a contemplar diversos outros temas, alguns dos quais a prometer discussões animadas, como é o caso do "debate estratégico sobre as relações com a Rússia" e também as relações com a Turquia, à luz da situação no Mediterrâneo Oriental.
Na reunião de hoje, que decorre também por videoconferência, dirigida desde Bruxelas por Ana Paula Zacarias, os 27 vão também debater o relatório de síntese que reúne as principais contribuições do Conselho para o "semestre europeu" de coordenação de políticas económicas e orçamentais de 2021, com a presidência portuguesa a apresentar um "roteiro atualizado" para este exercício.
Por fim, a presidência portuguesa fará um ponto da situação relativo à Conferência sobre o Futuro da Europa, que deverá arrancar no início de maio próximo.
Ainda antes da cimeira de chefes de Estado e de Governo da UE, Ana Paula Zacarias participará, na quarta-feira, num debate preparatório da cimeira a ter lugar durante a minissessão plenária do Parlamento Europeu, em Bruxelas.
Leia Também: Sanções de Pequim à UE são inaceitáveis e terão "consequências"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com