Dois golfinhos foram avistados no Grande Canal, em Veneza, na segunda-feira. O momento foi registado em vídeo.
A dupla foi vista pela primeira vez pelas 6h00, no Canal da Giudecca, por um homem que deu o alerta às autoridades. Uma hora depois, os golfinhos voltaram a ser avistados no Grande Canal e chegaram mesmo a aproximar-se da Basílica de Santa Maria della Salute.
Coube à organização CERT - Equipa de Resposta a Emergências de encalhes de cetáceos - escoltar os dois animais até ao mar. A operação demorou cerca de duas horas e meia.
Mais tarde, através do Facebook, a organização explicou que, após analisar as imagens, acredita que se trate de dois golfinhos riscados.
"É uma espécie que prefere águas profundas, onde vivem em grandes grupos", pode ler-se. "Um episódio que preocupa os investigadores que, graças à colaboração da polícia e dos cidadãos, continuarão a monitorizar a área."
A equipa do CERT ficou em alerta para ser chamada de volta na terça-feira, mas não houve nenhum avistamento.
A visita dos dois golfinhos acontece numa altura de novo confinamento em Veneza - e, por isso, num momento em que há menos embarcações turísticas a circular nos canais.
No ano passado, por altura do primeiro confinamento, um vídeo de um golfinho no que parecia ser um canal de Veneza tornou-se viral nas redes sociais. Acabou por se verificar, afinal, que as imagens tinham sido gravadas no porto de Cagliari, na ilha da Sardenha, onde o avistamento de golfinhos é mais comum.