As autoridades de Saúde dinamarquesas decidiram, esta quinta-feira, continuar com a suspensão, em efeito até agora, da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19. A suspensão deverá decorrer durante mais três semanas enquanto continuam a avaliar, até pelo menos 18 de abril.
A decisão foi tomada tendo em conta "possíveis efeitos secundários", referiu Tanja Erichsen, da Agência Dinamarquesa do Medicamento, durante uma conferência de imprensa citada pela AP.
A Dinamarca suspendeu o uso da vacina da AstraZeneca como medida de precaução a 11 de março após relatos de que uma mulher de 60 anos teria morrido com coágulos sanguíneos em várias partes do corpo uma semana depois de receber a vacina. Pouco depois houve uma segunda morte no país, também depois de ser imunizada com a vacina daquela farmacêutica.
No entanto, as autoridades de saúde dinamarquesas dizem não ter provas de que a vacina foi responsável por qualquer uma das mortes.
Até agora cerca de 150 mil pessoas na Dinamarca receberam uma injeção da vacina da AstraZeneca.
Vários países europeus também suspenderam o uso da vacina durante um período de tempo, mas a maior parte voltou a administrá-la depois da Agência Europeia do Medicamento (EMA) ter dito que era segura.
Leia Também: AstraZeneca tinha 29 milhões de doses de vacinas numa fábrica em Itália