Biden repudia "atrozes" alterações a leis eleitorais na Georgia 

O presidente norte-americano, Joe Biden, repudiou hoje um conjunto de alterações às leis eleitorais no Estado da Georgia, aprovadas pelo Governador republicano Brian Kemp, que considerou "uma atrocidade" por restringirem o direito ao voto.

Notícia

© Mark Makela/Getty Images

Lusa
27/03/2021 06:35 ‧ 27/03/2021 por Lusa

Mundo

EUA

 

"dummyPub">

"Aprovaram uma lei dizendo que não se pode dar água às pessoas que estão numa fila à espera para votar. Não é preciso saber mais nada para concluir que isto é apenas punitivo, pensado para impedir as pessoas de votar", disse Biden.

"É uma atrocidade", adiantou o presidente norte-americano em declarações aos jornalistas, horas depois de o governador estadual Brian Kemp promulgar a lei que introduz restrições ao voto por correspondência e reforça o controlo sobre a gestão da votação.

Aprovadas na sequência de uma vitória no Estado, que historicamente pende para o partido republicano, do presidente Joe Biden nas últimas eleições presidenciais e de dois democratas em duas eleições à segunda volta para lugares no Senado, as alterações são interpretadas por este partido como visando diminuir a participação eleitoral de minorias étnicas.

Num comunicado, o presidente norte-americano afirmou que medidas como a redução do horário de votação ou restrições ao voto por correspondência significam na prática retirar o direito de voto a muitos cidadãos e apelou ao Congresso para responder fortalecendo estes direitos.

"Isto tem de acabar. Temos uma responsabilidade moral e constitucional de agir. Isto é (a lei) Jim Crow no século XXI", afirmou Biden, referindo-se à legislação sobre segregação racial nos Estados do sul, que se manteve até meados do século XX.

Leia Também: ONG pedem a Joe Biden que planeie já partilha de vacinas com mundo

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas