O presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, indicou esta terça-feira que o "congestionamento" no Canal do Suez, provocado pelo navio porta-contentores Ever Given, demorará três dias a resolver.
"A situação no Canal do Suez voltou ao normal, esperamos que dentro de três dias o congestionamento dos navios seja eliminado, e o movimento voltará ao normal", disse al-Sissi, numa visita ao local, citado pela Sputnik.
A Autoridade do Canal do Suez indicou hoje que já atravessaram 140 navios, desde que o tráfego foi retomado na segunda-feira.
Recorde-se que ontem aguardava passagem um total de 437 embarcações, que foram ficando presas desde terça-feira da semana passada, altura em que o cargueiro ficou bloqueado.
Hoje de manhã, segundo sites de visualização do tráfego marítimo, alguns dos navios que circulavam no canal eram de tamanho semelhante ao daquele porta-contentores, ou seja, mais de 200 mil toneladas e 400 metros de comprimento. Porém, dezenas de navios continuavam à espera nas duas extremidades da via, com cerca de 190 quilómetros de comprimento.
Abdel Fattah al-Sissi prometeu também que o país vai adquirir equipamento adequado para evitar a repetição do incidente. "Vamos adquirir todos os equipamentos necessários para o canal" para evitar incidentes semelhantes, assegurou.
Leia Também: Ever Given. Os festejos de quem desencalhou um Golias após uma semana