Covid-19. UE já administrou mais de 81 milhões de doses de vacinas

Um total de 81,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram já administradas na União Europeia (UE), de um universo de mais de 108 milhões de doses distribuídas aos países, anunciou esta sexta-feira a Comissão Europeia.

Notícia

© Reuters

Lusa
09/04/2021 14:44 ‧ 09/04/2021 por Lusa

Mundo

Pandemia

"Mais de 108 milhões de doses de vacinas chegaram aos países da UE até esta semana e, só na última semana, 11 milhões de pessoas receberam uma vacina contra a covid-19", informa o executivo comunitário numa publicação feita nas redes sociais.

Tendo por base dados de até quinta-feira, a instituição acrescenta que foram já administradas 81,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 na UE, desde o final de dezembro passado.

Atualmente, estão aprovadas quatro vacinas na UE pela Agência Europeia do Medicamento: Pfizer/BioNTech (Comirnaty), Moderna, Vaxzevria (novo nome da vacina da AstraZeneca) e Janssen (grupo Johnson & Johnson, que estará em distribuição em meados deste mês de abril).

Na publicação realizada nas redes sociais, a Comissão Europeia garante esforços para "acelerar" a produção de vacinas para o espaço comunitário, assegurando estar no "bom caminho para atingir os objetivos de vacinação", que é o de ter 70% dos adultos na Europa vacinados até ao final do verão.

"Poderemos cumprir o nosso objetivo de vacinação", reforça a instituição, apesar dos polémicos atrasos na entrega por parte de farmacêuticas como a AstraZeneca.

Segundo Bruxelas, "das quatro vacinas atualmente aprovadas, haverá 360 milhões de doses entregues no segundo trimestre", número que "inclui 55 milhões da Johnson&Johnson, que é uma vacina de dose única".

Dados semelhantes constam da ferramenta 'online' do Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) para rastrear a vacinação da UE e que tem por base as notificações dos Estados-membros.

Os dados do ECDC, datados de hoje, mencionam que 84 milhões de vacinas foram já administradas pelos países europeus, de um total de 106 milhões de doses chegadas à UE.

Em termos percentuais, isto significa que 6,8% da população adulta da UE já está totalmente inoculada, enquanto 16,3% recebeu apenas a primeira dose da vacina, ainda longe da meta dos 70%.

Nesta contabilização do ECDC entram, além das vacinas aprovadas na UE, outras duas como a chinesa Sinopharm e a russa Sputnik V, cada uma com 1,1 milhões de doses administradas apenas na Hungria.

Para o segundo trimestre, a expectativa do executivo comunitário é que cheguem 360 milhões de doses à UE, principalmente da Pfizer/BioNTech (200 milhões), da Vaxzevria (70 milhões de um total de 180 milhões inicialmente acordadas), da Janssen (55 milhões) e da Moderna (35 milhões).

Leia Também: Covid-19. 87% das doses de vacinas foram obtidas por países ricos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas