O Reino Unido deu luz verde para que as mulheres grávidas sejam inoculadas com a vacina da Covid-19.
As vacinas administradas serão as da Pfizer ou da Moderna, mediante a idade da mulher e o risco clínico, anunciou o Comité Conjunto de Vacinação e Imunização do Reino Unido [Joint Committee on Vaccination and Immunisation, JCVI] esta sexta-feira.
Segundo o Comité, dados dos Estados Unidos, onde cerca de 90 mil mulheres já foram vacinadas, indicam que o fármaco à base de uso de tecnologia RNA mensageiro (mRNA) é seguro.
"Com base nesses dados, o Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI, na sigla em inglês) informa que é preferível que as vacinas Pfizer-BioNTech ou Moderna sejam oferecidas a mulheres grávidas no Reino Unido, quando disponíveis", afirmou o organismo que aconselha o executivo.
Assim sendo, as mulheres grávidas que tinham sido aconselhadas a não tomar a vacina até haver dados sobre o impacto na gravidez, podem agora ser inoculadas, seja qual for o tempo de gestação.
A nova orientação afirma também que mulheres que estão a tentar engravidar, tiveram um bebé recentemente ou estão a amamentar podem ser vacinadas com qualquer vacina, dependendo da idade e do grupo de risco clínico.
O professor Wei Shen Lim, do Comité de vacinação, aconselhou as mulheres a discutir os riscos e benefícios com seus médicos.
Leia Também: Brasil pede a mulheres que adiem gravidez até melhoria da pandemia