A iniciativa, organizada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização e idealizada pela "vontade expressa" do Papa, terá lugar todos os dias de maio em "todos os santuários do mundo".
"Por vivo desejo do Santo Padre, o mês de maio será dedicado a uma maratona de oração com o tema 'A oração a Deus subiu incessantemente de toda a Igreja (At 12,5)'", refere uma nota enviada à Agência Ecclesia pelo organismo da Cúria Romana.
Os fiéis rezarão o Rosário para invocar o fim da pandemia do coronavírus.
Esta maratona de oração será "guiada" pelos trinta santuários mais importantes e representativos do planeta e transmitida ao vivo todos os dias nos canais oficiais da Santa Sé às 18:00 hora local (16:00 GMT).
A iniciativa será inaugurada e encerrada, nos dias 1 e 31 de maio, pelo Papa Francisco.
Pela tradição católica o mês de maio é particularmente dedicado à oração mariana.
Em maio de 2020, praticamente no final do primeiro confinamento na Itália, o pontífice convocou todas as religiões do mundo a rezar com o mesmo objetivo.
Logo após o início da pandemia na Itália, em março de 2020, Francisco foi a uma igreja romana para orar diante de um crucifixo considerado milagroso e usado na "Grande Peste" (ou peste negra) de 1522.