No Brasil, o esforço de vacinação está a ser posto em causa devido ao elevado número de pessoas que não comparecem para serem inoculadas com a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O Ministério da Saúde brasileiro anunciou que 1,5 milhões de pessoas não apareceram para tomar a segunda dose da vacina.
As autoridades envolvidas no processo de vacinação argumentam que esta situação pode ser explicada pela má comunicação, com as pessoas a não compreenderem a importância de receberem a segunda dose ou então simplesmente a esquecerem-se de quando a deveriam tomar, refere a Reuters.
Os especialistas dizem que esta situação é particularmente preocupante no Brasil. Um recente no mundo real realizado no Chile demonstrou que a vacina da Sinovac, que constitui 80% do programa de vacinação do Brasil, tem uma eficiência de apenas 16% após a inoculação de uma dose.
O Brasil é um dos países mais afetados pela pandemia no mundo. Contabiliza mais de 380 mil óbitos causados pela Covid-19, ficando apenas atrás dos Estados Unidos neste indicador.
Leia Também: AO MINUTO: EMA insiste na AstraZeneca, segunda dose não deve ser adiada