Migrações: Uma centena de migrantes partiu a nado de Marrocos para Ceuta
Uma centena de migrantes partiu a nado de Marrocos no domingo para alcançar o enclave espanhol de Ceuta, indicou hoje a guarda civil espanhola.
© Reuters
Mundo Migrações
Os migrantes partiram de praias marroquinas próximas de Fnideq (também chamada Castillejos), a alguns quilómetros a sul de Ceuta.
"Alguns chegaram até à praia (de Ceuta)", disse um porta-voz da guarda civil de Ceuta à agência France Presse, mas a maioria teve de ser socorrida e chegou ao enclave espanhol nas embarcações da guarda.
"Não é habitual, pode haver grupos de três, quatro ou cinco, mas tantos não", sublinhou.
Não foram registados mortos do lado espanhol entre a "centena" de migrantes, incluindo menores, que partiram a nado "durante todo o dia" em "grupos de 20 ou 30", contornando a costa à distância. Três pessoas foram hospitalizadas por hipotermia.
A guarda costeira de Espanha também interveio para socorrer os migrantes, que ficaram depois a cargo da Cruz Vermelha e da polícia e se encontram agora em quarentena devido à pandemia.
Cinco outras pessoas chegaram hoje a nado a Ceuta, indicou a guarda civil.
Migrantes vindos de Marrocos tentam regularmente chegar por mar a Ceuta, separada do território marroquino por uma enorme barreira de segurança.
Ceuta e Mellila, o outro enclave espanhol na costa marroquina, são as únicas fronteiras terrestres da União Europeia com África e palco frequente de tentativas de passagem à força de migrantes.
Leia Também: ONG pedem reunião com Draghi sobre como evitar naufrágios no Mediterrâneo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com