Meteorologia

  • 05 NOVEMBER 2024
Tempo
21º
MIN 17º MÁX 22º

Migrantes que nadaram até Ceuta já começaram a ser devolvidos a Marrocos

Pelo menos 23 migrantes dos cerca de 150 que nos últimos três dias chegaram a nado a Ceuta, enclave espanhol localizado no norte de Marrocos, já foram entregues às autoridades marroquinas, confirmaram hoje fontes oficiais de Rabat.

Migrantes que nadaram até Ceuta já começaram a ser devolvidos a Marrocos
Notícias ao Minuto

16:48 - 27/04/21 por Lusa

Mundo Ceuta

O grupo foi entregue às autoridades marroquinas no posto fronteiriço de Ceuta e transferido em autocarro, sob custódia policial, para a esquadra de Castillejos, onde os migrantes foram interrogados e colocados em prisão preventiva, segundo precisaram as mesmas fontes citadas pela agência espanhola EFE.

As fontes não especificaram se outros grupos de migrantes serão entregues às autoridades marroquinas nas próximas horas e nos próximos dias.

Esta confirmação por parte das autoridades marroquinas surge poucas horas depois de o governo de Espanha ter informado que Madrid e Rabat tinham acordado um processo de repatriamento destes migrantes em questão.

Madrid informou igualmente que todos os repatriados são adultos, uma vez que entre os cerca de 150 migrantes que alcançaram a nado o território espanhol de Ceuta constavam vários menores de idade.

O principal objetivo é o regresso destas pessoas ao seu país e evitar mais entradas deste tipo, por via marítima, em Ceuta, estratégia que está a ser utilizada para contornar o encerramento da fronteira devido à pandemia de covid-19, segundo referiram fontes da polícia espanhola, igualmente citadas pela EFE.

Fontes locais de Castillejos relataram que têm verificado nas últimas horas uma crescente movimentação na cidade de jovens procedentes de outras regiões de Marrocos, que chegam ao local com a esperança de conseguir nadar até Ceuta e alcançar assim o território espanhol e, consequentemente, a Europa.

A representante do governo de Espanha em Ceuta, Salvadora Mateos, transmitiu há vários dias ao Ministério do Interior espanhol a sua preocupação perante a chegada em massa de cidadãos marroquinos ao território, bem como relatou os elevados níveis de ocupação da infraestrutura local onde os migrantes cumprem um período de quarentena por causa da atual pandemia.

No ano passado, 41.861 migrantes chegaram de forma irregular a Espanha, por via marítima e por via terrestre, um aumento de 29% em relação a 2019, em parte por causa da forte pressão migratória verificada nas Ilhas Canárias, segundo dados oficiais.

No caso específico de Ceuta, em 2020, foram referenciadas 430 chegadas por via marítima, menos do que as 655 verificadas no ano anterior.

Leia Também: Migrações: Uma centena de migrantes partiu a nado de Marrocos para Ceuta

Recomendados para si

;
Campo obrigatório