Pelo menos sete mortos em ataque suicida em Mogadíscio
Pelo menos sete pessoas morreram e outras 11 ficaram feridas quando um veículo explodiu no exterior de uma sede da polícia, na capital da Somália, Mogadíscio, segundo a polícia e funcionários de saúde.
© iStock
Mundo Somália
O grupo extremista al-Shebab reivindicou o ataque.
Um porta-voz da polícia, o coronel Abdiqani Mohamed Qalaf, disse que o bombista suicida tentou entrar no quartel-general, mas não conseguiu.
"Ele poderia ter mortado mais pessoas se não tivesse parado", disse Qalaf, acrescentando que dois soldados e três transeuntes estão entre os mortos.
O médico Hashim Suldan, citado pela Associated Press, disse que o hospital Medina recebeu 13 feridos e dois deles morreram à chegada. Outros tinham ferimentos graves provocados por estilhaços, acrescentou.
O grupo Al-Shebab visa frequentemente áreas de grande visibilidade de Mogadíscio, e os observadores tinham advertido que o grupo ligado à Al-Qaeda poderia aproveitar-se das atuais tensões políticas da Somália para atacar novamente.
As Nações Unidas dizem que dezenas de milhares de residentes de Mogadíscio fugiram das suas casas esta semana depois de grupos rivais de soldados se terem confrontado nas ruas no domingo, no meio de um impasse sobre a permanência no poder do Presidente somali, Mohamed Abdullahi Mohamed.
O Presidente cedeu à pressão crescente contra o prolongamento do seu mandato por dois anos, aprovado na câmara baixa do parlamento, e anunciou num discurso nacional que iria preparar o país para eleições, que foram adiadas desde o início de fevereiro.
A prorrogação foi contestada pelo Senado, pela oposição e pela comunidade internacional.
Leia Também: Pelo menos 13 mortos e 22 feridos nos confrontos de domingo na Somália
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com