"As discussões políticas entre o Egito e a Turquia, presididas pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros egípcio, Hamdi Sanad Loza, e o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros turco, Sedat Önal, serão celebradas no Cairo entre 05 e 06 de maio [quarta e quinta-feira]", indicou o ministério que tutela a diplomacia do país, em comunicado.
O propósito desta reunião é iniciar um processo que leve "à normalização das relações" entre os dois os países ao "nível bilateral e no contexto regional".
Em 12 de março, o chefe da diplomacia turca, Mevlüt Çavusoglu, anunciou o início dos contactos diplomáticos com o Egito, mas até agora o Cairo tinha-se mantido em silêncio em relação às discussões.
As relações diplomáticas bilaterais estão interrompidas desde o golpe de Estado perpetrado pelo atual Presidente egípcio, Abdul Fatah Khalil al-Sisi, contra o Governo dos Irmãos Muçulmanos, com o qual a Turquia mantinha boas relações.
Em novembro de 2013, o Cairo e Ancara expulsaram os respetivos embaixadores e desde então as relações estão cortadas, com a diplomacia reduzida ao estritamente necessário, nomeadamente o comércio, com tensões frequentes.
Leia Também: África com mais 260 mortos e 4.860 infetados nas últimas 24 horas