MNE guineense diz que língua portuguesa é património global
A ministra dos Negócios Estrangeiros guineense, Susy Barbosa, afirmou hoje que a língua portuguesa é um património global e que a Guiné-Bissau está comprometida em a internacionalizar através da sua política externa.
© iStock
"A língua portuguesa constitui um património global, que transcende fronteiras nacionais, oceanos e continentes", afirmou a ministra, num discurso proferido no centro cultural brasileiro em Bissau para assinalar o Dia Mundial da Língua Portuguesa.
Na cerimónia participaram também, além do embaixador do Brasil, Fábio Franco, os embaixadores de Portugal, José Caroço, o embaixador de Cabo Verde, Camilo Graça, e o encarregado de negócios da embaixada de Angola, André Tomás.
A ministra guineense destacou também que a língua portuguesa é um "fator de aproximação, um património imaterial e universal" e que a sua preservação passa por uma nova dinâmica assente numa estratégia "ambiciosa e adaptada" à realidade dos países que a falam.
No discurso, Susy Barbosa destacou também o compromisso da Guiné-Bissau para contribuir para internacionalizar a língua portuguesa através da política externa.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, organizado em parceria com o Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e o Centro Cultural Português em Bissau, inclui também a realização na quinta e sexta-feira de uma série de painéis temáticos relacionados com a língua portuguesa.
O Dia Mundial da Língua Portuguesa, instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 2019, assinala-se hoje e as celebrações decorrem em 44 países, com mais de 150 atividades, em formato misto, presencial e virtual, devido à pandemia de covid-19.
O português é falado por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes, estimando-se que, em 2050, esse número cresça para quase 400 milhões e, em 2100, para mais de 500 milhões, segundo estimativas das Nações Unidas.
Globalmente, 3,7% da população mundial fala português, que é língua oficial dos nove Estados-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e em Macau.
Leia Também: Pepetela apela aos países para solução global dos problemas da cultura
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com