Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 17º

Jerusalém. Grande incêndio na área da Esplanada das Mesquitas

Um incêndio, visível por mais de dois quilómetros em redor, irrompeu na noite de hoje na zona da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém. A causa do incêndio está ainda por esclarecer.

Jerusalém. Grande incêndio na área da Esplanada das Mesquitas
Notícias ao Minuto

19:12 - 10/05/21 por Lusa

Mundo Jerusalém

Um incêndio, visível por mais de dois quilómetros em redor, irrompeu na noite de hoje na zona da Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém, o terceiro local mais sagrado do Islão onde milhares de fiéis estavam presentes para orar. 

A causa do incêndio está ainda por esclarecer.

Hoje de manhã, confrontos entre manifestantes palestinianos e a polícia israelita deixaram mais de 300 feridos na Esplanada da Mesquita, batizada de Monte do Templo pelos judeus.

Várias salvas de foguetes foram lançadas ao início da noite a partir da Faixa de Gaza em direção a Israel, observou um jornalista da AFP no enclave palestiniano, ao mesmo tempo que soaram as sirenes de alarme em Jerusalém.

O Muro das Lamentações, em Jerusalém, foi entretanto, evacuado.

Momentos antes, o movimento islâmico Hamas ameaçara Israel com uma nova escalada militar se as forças israelitas não abandonassem a Esplanada das Mesquitas e o bairro de Seikh Jarrah, ambas em Jerusalém Oriental, até às 18:00 locais (16:00 em Lisboa).

A Esplanada das Mesquitas e o bairro de Seikh Jarrah têm sido palco de violentos confrontos nos últimos dias entre palestinianos e polícias israelitas.

Centenas de fiéis judaicos foram evacuados hoje à noite (hora local) do Muro das Lamentações, em Jerusalém, na sequência dos confrontos na Esplanada das Mesquitas, situado nas proximidades e do lançamento dos roquetes a partir da Faixa de Gaza.

"Um alarme acabou de soar em Jerusalém. As forças policiais começaram a evacuar centenas de pessoas" reunidas no Muro das Lamentações para locais mais seguros, disse a polícia num breve comunicado.

O exército israelita relatou sete foguetes disparados de Gaza, um dos quais foi intercetado pelo escudo de mísseis "Cúpula de Ferro". 

"As Brigadas Al-Qassam (braço armado do Hamas) estão agora a lançar foguetes contra o inimigo na Jerusalém ocupada em resposta aos seus crimes e agressões contra a Cidade Santa e aos seus abusos contra o nosso povo em Sheikh Jarrah e na mesquita Al-Aqsa", na Esplanada das Mesquitas", disse o Hamas num comunicado.

Pelo menos 305 palestinos ficaram feridos, incluindo 228 que foram levados para hospitais e clínicas para tratamento, de acordo com o Crescente Vermelho palestiniano. A organização também referiu que sete dos feridos estavam em estado grave.

A polícia israelita declarou que 21 polícias ficaram feridos, tendo três deles sido hospitalizados.

Centenas de palestinianos lançaram hoje pedras e outros objetos contra os polícias israelitas que estavam na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão e designado Monte do Templo pelos judeus.

As forças de segurança israelitas responderam com gás lacrimogéneo, balas de borracha e granadas de atordoamento.

A polícia israelita disse, em comunicado, que está a trabalhar para tentar conter a violência na Esplanada, mas também "em outros setores da Cidade Velha de Jerusalém".

Leia Também: Jerusalém. Secretário-geral da ONU exige contenção a todas as partes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório