"Pegámos no bebé, ele estava gelado, frio, não gesticulava"
Juan Francisco, agente da Guardia Civil que salvou um bebé de poucos meses do mar em Ceuta, conta como está a decorrer o drama dos migrantes naquele enclave espanhol. "Havia muitos pais e mães com seus filhos amarrados da melhor maneira que podiam", descreve.
© Reprodução Twitter / Guardia Civil @guardiacivil
Mundo Ceuta
Juan Francisco, o agente da Guardia Civil espanhola que salvou uma criança de poucos meses do mar em Ceuta, Espanha, contou como foi o emocionante momento à COPE, afirmando que quando ele e um colega viram o bebé com a mãe se lançaram à água para os resgatarem: "Pegámos no bebé, ele estava gelado, frio, não gesticulava".
Revelando que ele e os seus companheiros estão "muito acelerados", devido a estes dias de trabalho em que milhares de migrantes têm chegado a Espanha através dos enclaves tanto de Ceuta como de Melilla, Juan Francisco acrescentou que os membros da Guardia Civil estão "atentos a todas as pessoas que pensamos que não conseguiriam ir de onde queriam para a zona espanhola".
"Porque a única intenção que têm é chegar à parte onde temos as nossas águas com o que quer que seja", justificou. "Vêm com boias de brincar, garrafas vazias, o que fosse... Alguns usavam coletes de cortiça mal ajustados", descreveu ainda.
Juan Francisco explicou um pouco mais o drama dos migrantes com que todos os dias é confrontado: "Estávamos muito atentos às pessoas mais vulneráveis que não iam conseguir ficar à tona na água e havia muitos pais e mães com seus filhos amarrados da melhor maneira que podiam. Muitos vinham nas costas [agarrados] com panos ou roupa".
#MuyGrandes
— Guardia Civil (@guardiacivil) May 18, 2021
Guardias civiles del #GEAS y la #ARS salvan la vida de decenas de menores que llegaban a #Ceuta por mar junto a sus familias. pic.twitter.com/MyzOaB4hjR
Recorde-se que imagem - que pode ver acima - foi partilhada pela Guarda Civil no Twitter e é o espelho infeliz do drama dos migrantes que ocorre atualmente em Ceuta. Nesta, é possível ver um bebé de poucos meses a ser salvo do mar por um agente, Juan Francisco, que é já visto como um herói.
A criança, que estava na água na praia do Tarajal, um dos 'epicentros' da crise, tinha vestido, como se pode ver, apenas com um pijama e um gorro na cabeça.
Leia Também: Guardia Civil. Foto mostra agente a salvar bebé que caiu ao mar em Ceuta
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com