Afeganistão: Forças dos EUA devolverão base militar de Bagram até dia 20
As forças norte-americanas no Afeganistão vão entregar a sua principal base militar em Bagram ao exército afegão até 20 de junho, disse hoje uma fonte dos serviços de segurança locais.
© iStock
Mundo Exército
"O processo de restituição deve levar cerca de 20 dias, mas este período pode ser mais ou menos longo", disse a autoridade afegã, que falou sob a condição de anonimato.
"O ministério da Defesa criou uma comissão especial para supervisionar e dirigir a devolução da base ao exército afegão", acrescentou a mesma fonte.
"Posso confirmar que devolveremos a base aérea de Bagram, mas não tenho pormenores ou um cronograma para divulgar", disse, por sua vez, um porta-voz das forças militares dos EUA.
Já passaram quase 20 anos desde o início da intervenção dos EUA no Afeganistão, em outubro de 2001, e o Pentágono está agora a retirar os seus últimos 2.500 soldados ainda estacionados em território afegão.
O Presidente dos EUA, Joe Biden, definiu o prazo simbólico de 11 de setembro de 2021 para concluir a retirada das forças norte-americanas, mas as operações estão a decorrer em ritmo acelerado e podem terminar ainda neste verão.
A base militar de Bagram, localizada a cerca de 50 quilómetros a nordeste de Cabul, na província de Parwan, é a principal base operacional dos Estados Unidos no Afeganistão.
Construída pelos soviéticos quando ocuparam o país (1979-1989), a base abrigou até 30 mil soldados norte-americanos e civis, bem como forças da NATO, no auge das suas operações, em 2011.
Bagram também serviu como centro de detenção, frequentemente denunciado pela imprensa e pela Amnistia Internacional, que falava da existência de "centros de tortura" nos seus armazéns.
O ministro da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse aos congressistas, na semana passada, que a retirada das forças norte-americanas estava a decorrer "em ritmo constante", admitindo que o cronograma pudesse mesmo ser antecipado, apesar da complexidade das operações, que implicam, para além da saída dos soldados, a remoção de todo o material (veículos, armamento, etc.), parte do qual será transferido para as forças afegãs ou destruído.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com