Meteorologia

  • 20 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 24º

Boris Johnson evita tentativa para reverter corte à ajuda externa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, evitou hoje uma potencial derrota no Parlamento, ao ver inviabilizada uma votação que pretendia reverter o corte na ajuda ao desenvolvimento internacional.

Boris Johnson evita tentativa para reverter corte à ajuda externa
Notícias ao Minuto

20:00 - 07/06/21 por Lusa

Mundo Reino Unido

O presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle, decidiu que uma tentativa de reverter o corte através de uma proposta de alteração a uma proposta de lei sobre uma nova agência de inovação não era apropriada. 

Mesmo assim repreendeu o Governo por não ter colocado a votação a decisão tomada em novembro de reduzir a proporção do Produto Interno Bruno (PIB) reservada para ajuda externa de 0,7% para 0,5%, que o Governo justificou com a necessidade de pagar o custo da pandemia de covid-19.

Hoyle encorajou os deputados conservadores que lideraram a iniciativa a apresentarem uma moção separada para um debate de emergência na terça-feira e disse que o Governo conservador deveria levar a decisão a votação em breve.

"Espero que o Governo encontre uma forma de debater este assunto importante e permita que a Câmara tome formalmente uma decisão efetiva", disse. 

"E se não, procuraremos encontrar outras maneiras de seguir em frente."

A meta inicial, que estava consagrada na legislação, ajudou o Reino Unido a ganhar uma forte reputação no mundo em termos de cooperação nas últimas décadas, mas o corte representa cerca de quatro mil milhões de libras (cerca de cinco mil milhões de euros).

Os críticos, que incluem a antecessora de Johnson, Theresa May, e os ex-ministros Andrew Mitchell e David Davis, dizem que o corte levará a centenas de milhares de mortes em países em desenvolvimento e prejudicará a reputação internacional do Reino Unido. 

Afirmam também que afeta a credibilidade de Johnson como anfitrião da cimeira dos líderes do G7 na sexta-feira.

O Governo argumentou que o corte foi necessário para libertar dinheiro para pagar os custos da crise com a pandemia covid-19, e garantiu que esta é uma medida temporária.

O apoio ao mundo em desenvolvimento será um dos principais tópicos de discussão da cimeira do G7 de 11 a 13 de junho na Cornualha, sudoeste da Inglaterra, onde Johnson quer afirmar o Reino Unido internacionalmente após a saída do país da União Europeia. 

O Reino Unido também vai organizar uma grande cimeira ambiental no final deste ano em Glasgow, na Escócia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório