Trudeau classifica de "terrorismo" ataque a família muçulmana no Canadá
O primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, classificou hoje como "ataque terrorista" a morte de quatro membros de uma família muçulmana na noite de domingo, abatidos pelo motorista de uma camioneta em Londres, Ontário.
© Reuters
Mundo Canadá
"Este assassínio não foi um acidente. Foi um ataque terrorista, motivado pelo ódio, no coração de uma das nossas comunidades", disse Trudeau, durante um discurso na Câmara dos Comuns do Canadá.
O autor do ataque, detido logo após o incidente, está acusado por quatro crimes de homicídio premeditado e vários líderes da comunidade muçulmana apelaram aos tribunais para qualificar este ataque como terrorismo.
Uma criança de nove anos da mesma família também foi hospitalizada em estado grave, após o ataque ocorrido na noite de domingo na cidade de Londres, 200 quilómetros a sudoeste de Toronto.
"Todos nós esperamos que o menino possa recuperar rapidamente. Mesmo sabendo que ele vai viver por muito tempo com a tristeza, incompreensão e raiva causadas por este ataque covarde e islamofóbico", acrescentou o chefe do governo do Canadá.
Trudeau lembrou que vários ataques contra a comunidade muçulmana foram cometidos no Canadá, desde o tiroteio na mesquita de Quebec, que matou seis pessoas, em 2017.
"Eles foram alvos por causa da sua fé muçulmana. Está a acontecer aqui, no Canadá, e deve parar", acrescentou Trudeau, prometendo intensificar a luta contra os grupos extremistas.
Esta tragédia causou emoção e raiva na comunidade muçulmana canadiana.
Uma vigília fúnebre está marcada para o início da noite de hoje, em Londres, em homenagem às vítimas.
A polícia de Londres afirmou na segunda-feira que o suspeito, Nathaniel Veltman, de 20 anos, atacou deliberadamente uma família muçulmana num "ato premeditado e planeado, motivado pelo ódio".
Leia Também: Ataque premeditado mata quatro membros de família muçulmana no Canadá
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com