Derrame de hidrocarbonetos pesados aproxima-se da costa da Córsega
Um derrame de hidrocarbonetos pesados, provavelmente ligado à limpeza de um navio, está a aproximar-se da Córsega oriental (sul de França), onde as autoridades afirmam que foram utilizados "recursos importantes" como parte do plano para proteger a linha costeira.
© GERARD JULIEN/AFP via Getty Images
Mundo Córsega
"Receamos que alguma desta poluição atinja hoje a costa da Córsega", disse à agência francesa AFP a capitã de fragata Christine Ribbe, porta-voz da prefeitura marítima.
A marinha francesa enviou dois navios fretados de apoio e assistência (BSAA), "com equipamento antipoluição específico e pessoal especializado da unidade antipoluição da base naval de Toulon. Os recursos estacionados na Córsega também foram utilizados.
Este derrame contendo hidrocarbonetos pesados repartiu-se no início do sábado em duas manchas com cerca de 35 quilómetros de comprimento no Mar Mediterrâneo. Está localizada ao largo do sector Aleria-Solenzara, uma zona oriental da ilha, que tem muitas praias arenosas.
"Uma vigilância por helicóptero e avião hoje a meio da manhã permitiu localizar várias manchas espalhadas, algumas das quais muito próximas da costa, uma delas a algumas centenas de metros de distância", disse Ribbe, sublinhando que os voos de reconhecimento continuam.
O prefeito de Haute-Corse, François Ravier, proibiu o acesso às praias das comunas da Aleria até Ventiseri: "Recomenda-se também aos habitantes que não se dirijam às praias próximas destas zonas. O perímetro de segurança será revisto de acordo com as informações sobre a progressão das manchas", informou a prefeitura. A pesca também é proibida nestas áreas.
Cerca de 80 operacionais de proteção civil, bombeiros e polícia foram destacados para combater a poluição marítima: "Estão equipados com ferramentas para recolher petróleo no solo se este tocar a costa, bem como equipamento de proteção", disse a prefeitura.
O prefeito de Haute-Corse apela à população a "não tocar ou proceder sozinha à recolha dos resíduos que possam vir a encontrar nas praias", mas a informar a polícia ou os bombeiros da sua presença.
A situação pode mudar devido ao rápido movimento desta poluição marítima por hidrocarbonetos pesados, substâncias que normalmente não se dissolvem naturalmente na água.
A poluição "provavelmente resulta da desgasificação", de acordo com a prefeitura marítima. Foi aberta uma investigação que está a cargo da polícia marítima, disse à AFP Dominique Laurens, a Procuradora da República de Marselha, responsável pelos casos de poluição marítima na costa mediterrânica francesa.
"Está em curso uma análise do tráfego marítimo na zona", acrescentou.
O derrame foi detetado por volta do meio-dia de sexta-feira durante um exercício conduzido pela base aérea de Solenzara.
Leia Também: François Fillon proposto para administração de petrolífera russa
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com