Boko Haram confirma morte de líder histórico e anuncia sucessor
O grupo 'jihadista' Boko Haram confirmou hoje a morte do seu líder histórico Shekau, que morreu em combate com o grupo rival Estado Islâmico na África Ocidental (Iswap), anunciando Bakura Modu, conhecido como Sahaba, como novo líder.
© Getty Images
Mundo Boko Haram
Sahaba, um importante comandante do Boko Haram, conhecido pelos peritos como estando baseado no lago Chade, pede a "Alá para abençoar a alma de Shekau", que morreu "como mártir", e acusa o líder do Iswap, Abu Musab Al-Barnawi, um "agressor pervertido", de o matar.
As declarações surgem num vídeo enviado hoje à agência France-Presse (AFP) e validado por fontes certificadas.
Na sua mensagem, pronunciada em árabe, o homem que se apresenta como o novo líder da antiga seita islâmica que se transformou num violento movimento 'jihadista' apelou à vingança contra o grupo rival, que se separou do Boko Haram em 2016.
Na semana passada, o Iswap anunciou a morte de Abubakar Shekau, o líder histórico do grupo desde a morte do fundador, Mohammed Yusuf, em 2009.
O Iswap, reconhecido pelo grupo Estado Islâmico, nasceu em 2016, após uma cisão com o Boko Haram, a quem atribui a culpa dos assassínios de civis muçulmanos.
O Boko Haram foi criado em 2002 no nordeste da Nigéria por Mohammed Yusuf, após o abandono do norte do país pelas autoridades.
Inicialmente, os seus ataques eram dirigidos à polícia nigeriana, uma vez que representava o Estado, mas desde a morte de Yusuf, em 2009, o grupo passou a ter uma abordagem mais radical.
Desde então, o Boko Haram matou mais de 36.000 pessoas e as suas ofensivas provocaram quase três milhões de deslocados, tendo os ataques atingido os vizinhos Níger, Chade e Camarões.
Leia Também: Líder do Boko Haram gravemente ferido
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com