Pintura de Picasso recuperada por polícia cai ao chão durante conferência
A obra de arte foi encontrada nove anos após ter sido roubada.
© Reprodução
Mundo Picasso
A polícia grega encontrou, esta semana, uma pintura cubista de Picasso e uma obra de Mondrian que tinham sido roubadas em 2012 da Galeria Nacional de Atenas e um suspeito foi detido.
A pintura a óleo de Pablo Picasso 'Cabeça de mulher', datado de 1939, foi oferecida dez anos depois pelo artista à Grécia, como um tributo à resistência antinazi.
Mas o inesperado aconteceu e durante uma conferência de imprensa das autoridades, na terça-feira, a pintura valiosa, que estava apoiada em cima de uma mesa, a certa altura acabou por cair para o chão.
Um responsável, sem luvas, pegou rapidamente na obra e colocou-a de volta na mesa. O quadro não aparentou ter ficado danificado na queda.
Veja o momento abaixo:
A Picasso painting stolen nine years ago from Greece's National Gallery was recovered by police, but during a presentation of the artwork it suffered a slight mishap pic.twitter.com/qM4DBVLx5J
— Reuters (@Reuters) June 30, 2021
A pintura, que traz no verso as palavras francesas escritas à mão "Para o povo grego homenagem de Picasso", foi encontrada na região rural de Ketarea, a cerca de 45 quilómetros a sudeste de Atenas, informou a agência de notícias grega ANA.
Em janeiro de 2012, as duas pinturas e um desenho sobre papel do artista italiano Guglielmo Caccia di Il Moncalvo (1568-1625) representando o êxtase de um santo, foram roubados da galeria nacional, explorando a vigilância insuficiente do edifício localizado no centro de Atenas.
A intrusão, na qual dois homens são suspeitos de terem retirados as obras dos quadros, durou apenas sete minutos.
Posteriormente, um relatório das autoridades determinou que a segurança da galeria não tinha sido renovada desde 2000, várias áreas do museu estavam fora do alcance das câmaras de segurança e os alarmes estavam com defeito.
Leia Também: Encontrados quadros de Picasso e Mondrian roubados na Grécia em 2012
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com