Kim Leadbeater ganhou com 13.296 votos, 35,3% do total, em segundo lugar ficou Ryan Stephenson, do Partido Conservador (34,4% dos votos), e em terceiro o dissidente Trabalhista George Galloway (21,9%) pelo Partido dos Trabalhadores.
Leadbeater é irmã da deputada Jo Cox, que representava aquele círculo quando foi assassinada por um militante de extrema-direita em 2016, uma semana antes do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.
A eleição parlamentar parcial de quinta-feira da circunscrição no norte de Inglaterra, perto de Leeds, foi desencadeada pela demissão da Trabalhista Tracy Brabin, eleita em maio Presidente da Câmara Municipal (Mayor) de West Yorkshire.
A campanha foi marcada por uma tentativa da ala esquerda do 'Labour' de desestabilizar a liderança de Keir Starmer, que era também o objetivo de George Galloway, e por tentativas de intimidação a Leadbeater.
Entretanto, o Partido Conservador queixou-se do efeito no eleitorado do escândalo com o ex-ministro da Saúde Matt Hancock, forçado a demitir-se após ser revelado um caso amoroso com uma assessora.
"Que vitória fantástica. Uma vitória realmente importante para Batley e Spen de esperança contra a divisão e decência sobre o ódio", saudou Starmer, dirigindo-se a militantes no local esta manhã.
O líder trabalhista lembrou Jo Cox e disse que ela ficaria "orgulhosa" pela eleição da irmã.
"A batalha que ocorreu aqui entre a decência e a honestidade e a divisão, manipulação, desinformação e mentiras (...) não é apenas em Batley e Spen, é a batalha da política moderna", afirmou.
Leia Também: Líder dos trabalhistas britânico demite presidente do partido