Intercetadas mensagens no e-mail pessoal do presidente colombiano
O Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, anunciou hoje que mais de mil mensagens do seu e-mail pessoal foram intercetadas.
© DR
Mundo Bogotá
A violação da caixa de e-mail de Juan Manuel Santos foi revelada no sábado pelo jornal colombiano El Tiempo de Bogota, levando o Governo a implementar medidas para reforçar a segurança eletrónica.
"A minha conta de correio eletrónica pessoal e as de alguns elementos a minha família foram intercetadas, o que constitui um crime que não hesito em classificar como grave, invulgar e inaceitável", refere o presidente num comunicado hoje divulgado.
Candidato a um segundo mandato nas eleições presidenciais marcadas para 25 de maio, Juan Manuel Santos considera que este ato de 'pirataria' tem "motivações políticas, que devem ser objeto de inquérito, para que sejam apurados os responsáveis".
"Nos próximos dias, e até ao fim da campanha, é possível que circulem informações para tentar manchar a minha reputação e a do meu Governo", referiu o Presidente, acrescentando que "neste tipo de casos a estratégia passa por difundir a conta-gotas mensagens de correio reais e anónimas".
De acordo com o El Tiempo de Bogota, os 'piratas informáticos' terão tido acesso a mensagens relacionadas com "um possível negócio ligado a obras de arte" e ao pagamento de despesas escolares da filha do Presidente, Maria Antónia.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com