Novo acidente de viação no centro de Moçambique faz cinco mortos
Cinco pessoas morreram e outras nove ficaram feridas num acidente de viação que ocorreu hoje na província de Tete, no centro de Moçambique, disse à Lusa fonte oficial.
© Lusa
Mundo Moçambique
O acidente envolveu um furgão de transporte de passageiros, que capotou após despistar-se numa estrada do distrito de Tsangano, matando no local cinco pessoas, disse o porta-voz da Polícia da República de Moçambique na província de Tete, Feliciano da Câmara.
"O veículo vinha numa velocidade animada, despistou-se e capotou. Entre as cinco pessoas que morrem no local, está o próprio motorista", acrescentou.
Além dos cinco óbitos, o acidente provocou nove feridos, cinco dos quais em estado grave, estando a ser assistidos numa unidade de saúde local.
Este é o terceiro acidente de viação grave em menos de uma semana em Moçambique.
No sábado, um acidente de viação, considerado o pior de sempre pelas autoridades, tirou a vida de 32 pessoas e feriu outras 28 na Estrada Nacional N.º 1, em Maputo.
A tragédia em Maputo envolveu dois camiões e um autocarro da transportadora Nhancale, que tentou fazer uma ultrapassagem irregular, embateu num dos camiões e capotou.
Na quarta-feira, outra tragédia voltou a ser registada pelas autoridades moçambicanas, quando um outro furgão se despistou após perder um pneu e embater contra um camião, provocando a morte de oito pessoas e ferindo outras 13 na província de Sofala, centro de Moçambique.
A situação da sinistralidade rodoviária em Moçambique é apontada por várias organizações não-governamentais como dramática.
Em média, pelo menos mil pessoas morrem anualmente em acidentes de viação em estradas moçambicanas, segundo dados avançados à Lusa, em maio, pela Associação Moçambicana para Vítimas de Acidentes de Viação (Amviro).
Em 2020, o país registou o número mais baixo de fatalidades nas estradas dos últimos 10 anos (855 óbitos), um dado associado às restrições impostas pela pandemia de covid-19.
Leia Também: Covid-19. Mais cinco óbitos e 1.437 novos casos em Moçambique
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com