Numa altura em que os Jogos Olímpicos estão prestes a começar em Tóquio, no Japão, um hotel da cidade foi alvo de fortes críticas nas redes sociais por fazer uma distinção entre japoneses e estrangeiros nos elevadores. Em causa estavam avisos que indicavam que os ascensores poderiam ser usados por "Só japoneses" ou "Só estrangeiros".
Depois da polémica, conta a Reuters, o Akasaka Excel Hotel Tokyu, localizado na baixa de Tóquio, já pediu desculpa e retirou as placas que davam a referida instrução.
Estas tinham sido colocadas na sexta-feira, em resposta a uma orientação dos organizadores dos Jogos Olímpicos de modo a "garantir que os movimentos dos hóspedes relacionados com os Jogos eram separados dos outros hospedados no hotel", explicou um funcionário à agência de notícias.
A intenção, assegurou, nunca foi discriminar os estrangeiros ali presentes. "Tentamos facilitar, mas acabámos a causar mal-entendidos", acrescentou.
Tokyo hotel apologises for 'Japanese only' elevator signs https://t.co/xObpDzuNOO pic.twitter.com/3WFdTvqy2c
— Reuters (@Reuters) July 12, 2021
De recordar que a edição deste ano dos Jogos Olímpicos, que está marcada para a cidade japonesa de Tóquio, vai decorrer sem adeptos nas bancadas. A decisão foi na passada quinta-feira e confirmada pela ministra dos Desportos do Japão, Tamayo Marukawa, e surge depois de o primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, ter decretado um novo estado de emergência na região de Tóquio, que vigorará até 22 de agosto.
A medida inclui não só Tóquio como prefeituras circundantes como Chiba, Kanagawa e Saitama. Em estudo está ainda a decisão da presença de público nos eventos que decorrem fora da capital nipónica, em áreas que não estão sob estado de emergência.
Leia Também: Oficial: Jogos Olímpicos não vão contar com espectadores nas bancadas