Isabel Núñez é diretora do Sistema de Saúde Andaluz e trabalha em Málaga, em Espanha. Na terça-feira, uma publicação sua no Facebook tornou-se viral, sobretudo pela forma como criticou aqueles que não cumprem as medidas contra a Covid-19 e deixam os hospitais sobrelotados.
"Para os 600 de vós que decidiram celebrar um casamento de dois dias e agora estão a encher as salas de emergência. E ainda exigem espaço e atenção rápida", começa por escrever.
"Após 16 meses de luta, estamos de volta a mais uma onda [de Covid-19] graças ao egoísmo e estupidez humana", refere Isabel, deduzindo que haverá já muitos que estão a preparar novas festas no fim de semana. "Estamos novamente a morrer como moscas", acrescenta a profissional de saúde, visivelmente revoltada com a situação.
"Bem, por uma vez, vou pôr a minha educação de lado e permitir-me a fazer este gesto: 'Vão-se f****'.
A Espanha contabiliza, em termos globais, 4.041.474 casos de contágio e 81.043 vítimas mortais. A incidência acumulada continua a subir. Nos últimos 14 dias, a incidência de casos em Espanha situou-se em 469 casos por 100 mil habitantes.
Leia Também: Espanha prestou homenagem às vítimas numa altura em que aumentam casos