CPLP. Futura presidência será anunciada dentro de 15 dias

O Presidente angolano, João Lourenço, afirmou hoje em Luanda que o país que irá presidir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no biénio 2023-24 será anunciado apenas dentro de 15 dias, rompendo uma tradição da organização.

Notícia

© Wikimedia Commons

Lusa
17/07/2021 16:45 ‧ 17/07/2021 por Lusa

Mundo

João Lourenço

Na XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da organização, que decorre na capital angolana, país que preside nos próximos dois anos à organização, estava previsto o anúncio do país que iria suceder a Angola.

No entanto, "os chefes de Estado e de Governo realizaram um encontro de concertação que se debruçou exclusivamente sobre esta matéria e decidiram que o país que vai assumir a presidência será anunciado dentro de 15 dias", afirmou João Lourenço, numa breve intervenção antes da assinatura da declaração final do encontro de hoje.

Esta decisão rompe com uma tradição deste tipo de cimeiras, que costumam realizar-se nos locais onde é anunciada a futura presidência.

Na cerimónia final, estava já ausente o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, que regressou a Bissau para receber o Presidente da República Democrática do Congo e presidente em exercício da União Africana, Félix Tshisekedi.

Segundo fonte contactada pela Lusa, este adiamento da decisão da nova presidência está relacionado com contactos adicionais entre os governantes e com a clarificação política em São Tomé e Príncipe, que tem a primeira volta das eleições presidenciais no domingo.

Dentro de duas semanas, irá realizar-se a segunda volta.

Integram a CPLP Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

Leia Também: Marcelo doa 'Prémio Aparecido de Oliveira' à Caritas de Moçambique

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas