Todos os jovens de 16 e 17 anos devem receber uma primeira dose de uma vacina contra a Covid-19 no Reino Unido, recomendou o Comité Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI).
O JCVI vai aguardar por mais dados até se pronunciar sobre uma segunda dose para essa faixa etária, mas considera que a primeira dose já deverá conferir um bom grau de proteção contra estados graves da doença ou possível hospitalização.
Se a recomendação for seguida pelo governo britânico, cerca de 1,4 milhões de adolescentes serão inoculados.
O Reino Unido deverá, assim, seguir as pisadas de outros países como os Estados Unidos, Israel e França, que já vacinam toda a população a partir dos 16 anos.
O JCVI é, sublinhe-se, um grupo de especialistas independentes, pelo que o seu conselho é apenas uma recomendação. Cabe aos governos de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte colocá-lo ou não em prática.
Ainda assim, espera-se que a recomendação seja seguida, pelo menos, por Inglaterra e pela Escócia.
Até então, no Reino Unido, a faixa etária abaixo dos 18 anos só era vacinada em caso de doenças associadas. O Serviço Nacional de Saúde britânico (NHS) anunciou hoje que mais de 220 mil crianças e jovens com menos de 18 anos já foram inoculados nessas condições.
Leia Também: Reino Unido já vacinou 220 mil jovens contra a Covid-19