Três detidos em Moçambique no caso de derrame de gasóleo na Baía de Pemba
Três pessoas foram detidas e a sua embarcação confiscada por suspeitas de envolvimento no roubo de combustível que resultou num derrame na baía de Pemba, norte de Moçambique, disse o administrador marítimo local.
© Reuters
Mundo Moçambique
Taucali Avelino, citado hoje pelo diário Notícias, o principal do país, afirmou que os três homens foram vistos a bordo de uma embarcação de pequeno porte na sexta-feira, na zona onde se presume que aconteceu o derrame e a horas em que a navegação marítima é proibida na área.
"Pensámos que há matéria a ser investigada pelo Serviço Nacional de Investigação Criminal", declarou Avelino.
O Ministério da Energia e Recursos Minerais (Mireme) anunciou na terça-feira, em comunicado, que 5.000 litros de gasóleo foram derramados durante uma ação de contrabando de combustível, que apareceu na praia da cidade de Pemba, na manhã do dia 31.
A nota avança que o despejo de combustível afetou diretamente uma área de 3.000 metros quadrados.
O Mireme refere ainda que a fauna marinha da Baía de Pemba não ficou contaminada com o combustível derramado, apontando o contrabando como causa do incidente.
A informação consta dos resultados de uma averiguação realizada por uma "equipa multissetorial" constituída pelo Governo, após o aparecimento, na manhã de sexta-feira, de combustível, na praia de Sagal, na baía de Pemba, província de Cabo Delgado, referiu em comunicado o Ministério dos Recursos Minerais e Energia.
No domingo, o diretor de Infraestruturas de Cabo Delgado, Norte Uali, disse à comunicação social que o despejo de combustível terá acontecido quando desconhecidos protagonizavam o roubo deste recurso no porto de Pemba para o descarregar num barco.
O aparecimento de gasóleo levou a população a retirar o líquido para uso particular, afirmou Uali.
Leia Também: Alegado roubo de combustível provoca derrame na baía moçambicana de Pemba
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com