Morre uma pessoa a cada dois minutos por causa da Covid-19 no Irão, avançou a televisão estatal, citada pelo Guardian, esta segunda-feira.
"A cada dois segundos uma pessoa fica infetada no Irão e quase a cada dois minutos uma pessoa morre por causa do coronavírus", anunciou a estação nacional iraniana, acrescentando que as 31 províncias do país passaram de risco "laranja", mais baixo, para alerta "vermelho". Há cerca de um mês, acrescenta a Reuters, morria uma pessoa a cada três minutos.
Recorde-se que o Irão registou pelo segundo dia consecutivo um novo recorde diário de infeções pelo novo coronavírus, ao ter diagnosticado 40.808 novos casos da doença Covid-19 nas últimas 24 horas, anunciou hoje o Ministério da Saúde iraniano. Foram também anunciadas mais 588 mortes no mesmo período.
As autoridades indicam que os hospitais de várias cidades estão sem camas para novos internamentos.
O lento progresso da campanha de vacinação também é apontado como causa para esta nova onda de contágios, tendo sido totalmente vacinada apenas 4% da população, que ronda os 83 milhões de pessoas.
O líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei, baniu, em janeiro, a importação de vacinas feitas nos Estados Unidos e no Reino Unido, justificando que não eram de confiança e que podiam propagar a infeção. O presidente, Ebrahim Raisi, tomou no domingo a primeira dose de uma vacina feita no país e apelou às autoridades para acelerarem a vacinação usando "todos os meios necessários".
Leia Também: AO MINUTO: Certificado já exigido em França. 2 milhões de testes em julho