Oregon declara estado de emergência face a nova onda de calor extremo
Meses depois de uma onda de calor que provocou a morte a centenas de pessoas, a região do noroeste do Pacífico dos Estados Unidos vai voltar a enfrentar temperaturas muito elevadas.
© Elayna Yussen/Reuters
Mundo Oregon
A governadora do Oregon declarou o estado de emergência esta terça-feira devido a uma onda de calor extremo que vai atingir a região do noroeste do Pacífico, nos Estados Unidos, nos próximos dias, adianta o The Guardian.
Esta nova onda de calor vai ocorrer cerca de dois meses depois de o estado ter registado temperaturas máximas – em alguns locais excedeu os 46º C – que causaram a morte a centenas de pessoas.
“O Oregon enfrenta outra onda de calor extremo, e é importante que todos os níveis do governo tenham os recursos que precisam para ajudar a manter os cidadãos do Oregon saudáveis e seguros”, frisou a governadora Kate Brown.
O estado de emergência vai manter-se em vigor até ao dia 20 deste mês. Brown recomendou aos habitantes do Oregon que tomem medidas proativas para se manterem frescos, incluindo manterem-se bem hidratados e deslocarem-se às dezenas de ‘centros de arrefecimento’ disponibilizados no estado e que vão funcionar em bibliotecas, centros comunitários e outros espaços.
A governadora também pediu aos residentes para verificarem como estão os seus familiares, amigos e vizinhos.
Tal como em junho, esta nova onda de calor também se deve a um sistema de alta pressão que se formou sobre o noroeste do Pacífico. Embora não se espere que sejam mais elevadas do que em junho, deverão ser mais intensas e ter maior impacto como resultado direto da crise climática, alertou Larry O’Neil, o climatologista do estado do Oregon.
“Este é o tipo de onda de calor que talvez pudéssemos experienciar a cada dois ou três anos no passado, mas esta vai ser a segunda forte onda de calor este verão”, sublinhou O’Neil.
Leia Também: Mundo aquece mais depressa e tempo para evitar catástrofes está a acabar
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com