AO MINUTO: Internamentos continuam a descer; EMA analisa novos efeitos

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

Notícia

© Getty

Andrea Pinto
12/08/2021 08:10 ‧ 12/08/2021 por Andrea Pinto

Mundo

Covid-19

A discussão sobre a vacinação de jovens, dividiu durante algumas semanas, opiniões. Porém, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde decidiu recomendar a vacinação de menores dos 12 aos 15 anos, processo que terá início já este fim de semana.

E a partir de hoje tem início o processo de autoagendamento da vacinação para jovens acima dos 12 anos, que decorre até sábado, funcionando durante estes três dias em exclusivo para esta faixa etária.

O objetivo é que os jovens que queiram ser vacinados, o sejam antes do início do novo ano letivo, pelo que as datas para as inoculações também já estão programadas: 21, 22, 28 e 29 de agosto para as primeiras doses e 11, 12,1 8 e 19 de setembro para as segundas doses.

O vice-almirante Gouveia e Melo falou esta quarta-feira sobre o processo e fez saber que os jovens têm agora duas opções: "A maior parte dos jovens será vacinada quer pela vacina, que é controlada, segura e eficaz, quer pelo vírus que não é controlado, não é seguro e é perigoso".

"Entre estas duas opções, um ser humano racional segue pela opção mais segura, mais eficaz e mais disponível até em tempo", finalizou, confiante de que os jovens optarão por vacinar-se e que este novo processo de vacinação decorrerá com sucesso.

Consulte os mapas da evolução da pandemia do novo coronavírus em Portugal e no Mundo.

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19:

15h52 - Este registo termina aqui. Continue a acompanhar-nos neste novo link.

15h45 - Mais de 75 mil portugueses ficaram sem cuidados de saúde termais durante pandemia, diz a Associação das Termas de Portugal (ATP). Apesar dos números da atividade do setor no primeiro semestre de 2021 representarem uma ligeira recuperação em relação a 2020 a entidade considerou-os, em comunicado, "resultados preocupantes" para a saúde dos portugueses por estarem muito longe dos números registados no primeiro semestre de 2019.

15h38 - Ator brasileiro Tarcísio Meira morreu vítima de Covid-19. Tinha 85 anos. Tarcísio Meira e a mulher, a também atriz Glória Menezes, foram internados no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, no dia 6 de agosto, ambos diagnosticados com covid-19.

15h10- Portugal regista mais onze mortes e 2.708 novos casos. Há 754 pessoas internadas devido à Covid-19 - menos 31 do que ontem -, sendo que, destas, 169 se encontram em Unidades de Cuidados Intensivos (menos 12).

15h07 - Vacinação passará das autarquias para centros de saúde. O coordenador da 'task force' da vacinação contra a covid-19 afirmou hoje que os centros de inoculação envolvendo recursos municipais passarão para os centros de saúde quando aliviar a pressão nos atuais sistemas.

15h00 - China encerra parte de um dos principais portos do mundo. A China fechou parte de um dos portos mais importantes do mundo por causa da pandemia de covid-19, num momento em que as interrupções no transporte logístico já estão a pesar fortemente nas cadeias de abastecimento. 

14h30 - Síndrome rara de coágulos com elevada taxa de mortalidade. O desenvolvimento de coágulos sanguíneos associado à injeção da vacina contra a Covid-19 da Oxford/AstraZeneca é raro, mas apresenta uma elevada taxa de mortalidade. O alerta é feito por uma equipa de investigadores britânicos, numa análise publicada no New England Journal of Medicine

14h18 - EMA investiga novos efeitos secundários da Pfizer e Moderna. Num documento de atualização sobre a segurança das vacinas, a agência refere que os sintomas em causa são eritema multiforme, glomerulonefrite e síndrome nefrótica.

13h55 - Um terço dos grupos de cante alentejano pode não voltar a reunir-se. Um terço dos cerca de 180 grupos de cante alentejano pode não voltar a reunir-se devido à pandemia de covid-19, estimou hoje Paulo Lima, um dos responsáveis pela classificação do cante como Património Cultural Imaterial pela UNESCO.

13h44 - Lukashenko não vai tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19. "Não vai haver vacinação obrigatória. Afirmo categoricamente. A vacinação é voluntária. Se alguém quer vacinar-se, vacina-se, e se não quiser, não se vacina", disse o chefe de Estado bielorrusso, citado pela agência estatal Belta

13h40 - Síndrome rara associada à vacina da AstraZeneca. A conclusão, partilhada pelo jornal The Guardian, é de uma equipa de investigadores britânicos que descobriu uma síndrome rara de coágulos sanguíneos com elevada taxa de mortalidade, causada pela vacina contra a Covid-19.

A síndrome afeta 'apenas' uma em cada 50 mil pessoas com idades superiores a 50 anos, mas, segundo os investigadores, também pode afetar faixas etárias mais jovens.

13h18 -  32 novos casos e 46 recuperações nas últimas horas nos Açores. Autoridade Regional de Saúde do arquipélago revela hoje que apenas as ilhas de São Miguel, Terceira e Pico registaram casos: 27, quatro e um, respetivamente. Destaque ainda para mais 46 pessoas que recuperaram da doença e para 11 pacientes que estão internados

13h07 - Portugal atingiu, no mês de julho, "um novo máximo mensal de testagem à COVID-19 em Portugal”, com mais de dois milhões de testes, num total de cerca de 16 milhões já realizados em Portugal.

13h00 - 'Casa aberta' disponível no fim de semana para jovens com 16 e 17 anos. Os jovens com idades entre os 16 e 17 anos que não tenham realizado o autoagendamento para a vacinação contra a Covid-19, que decorre no sábado e no domingo, vão poder recorrer à modalidade 'Casa Aberta' nesses dias.

12h50 - África registou decréscimo de 1% em casos e mortes na última semana. O diretor do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) disse hoje que o continente registou um decréscimo de 1% nos novos casos de Covid-19 e nos óbitos durante a última semana.

12h40 - AmadoraBD regressa a 21 de outubro em formato presencial. O Festival de Banda Desenhada da Amadora, AmadoraBD, realiza-se este ano entre 21 de outubro e 01 de novembro, regressando em formato presencial, depois uma edição 'online' devido à covid-19, anunciou hoje a Câmara Municipal.

12h18 - Finlândia vai impor novas restrições face a taxa recorde de infeções. A Finlândia vai impor novas restrições sanitárias para combater a disseminação da covid-19 na capital, Helsínquia, após ter sido registada uma taxa recorde de infeções diárias no país, anunciaram hoje as autoridades.

12h12 - Balanço mundial totaliza 4.323.957 mortes desde o início da pandemia. A pandemia de covid-19 já fez pelo menos 4.323.957 mortos em todo o mundo desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) detetou a doença na China, em finais de 2019, segundo o balanço de hoje da AFP.

11h45 - Diminuição do lay-off sobe remuneração bruta mensal no 2.º trimestre. A remuneração bruta mensal média por trabalhador aumentou 5,1% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos, atingindo 1.395 euros, uma evolução influenciada pela diminuição do recurso ao 'lay-off' simplificado e "consequente recuperação salarial", segundo o INE.

11h30 - Subsídios de desemprego em Cabo Verde são menos de metade após um ano. O número de beneficiários de subsídio de desemprego em Cabo Verde caiu para menos de metade em maio, face aos 1.073 inscritos no mesmo mês de 2020, então período de fortes restrições económicas devido à pandemia, segundo dados oficiais.

11h22 - Facebook desmantela rede de ‘influencers’ pagos para dizer mal de vacinas. O Facebook decidiu banir da sua rede social dezenas centenas de contas de ‘influencers’ com objetivo de dizer mal de vacinas, os quais haviam sido pagos por uma empresa de marketing no Reino Unido com ligações à Rússia.

11h10 - Jovens vacinados com Pfizer. O responsável pela task force indicou hoje que os jovens dos 12 aos 15 anos serão inoculados com a vacina da Pfizer. Gouveia e Melo voltou a reforçar que não há motivos para ter medo de vacinar os mais jovens, dado que é mais seguro ser inoculado com uma vacina que foi testada e é eficaz, do que ser contagiado com uma doença perigosa.

11h02 - O vice almirante Gouveia e Melo fez saber que a falha registada no  Queimódromo do Porto não afetará a saúde de nenhum utente, causando apenas alguns problemas de logística no sentido em que terão que ser reagendadas as vacinações.

"Graças a Deus, temos outras capacidades que podem responder imediatamente", disse o vice-almirante, garantindo que "conseguimos reconfigurar a operação para superar o problema". 

O responsável pela task force disse que o problema com as vacinas em causa teve origem numa falha num dos frigoríficos no queimódromo. Contudo, considerou que ainda não é certo que as vacinas ali armazenadas tenham ficado nulas, sendo que essa situação vai ser avaliada. 

10h49 - África com mais 1.134 mortes e 33.113 infetados nas últimas 24 horas. África registou 1.134 mortes associadas à covid-19 nas últimas 24 horas, o que eleva o total de óbitos desde o início da pandemia para 179.986, e 33.113 novos infetados, de acordo com os dados oficiais mais recentes

10h16 - A vacina espanhola pode estar no mercado até ao final do ano. A Ministra da Ciência e Inovação, Diana Morant, revelou que a vacina Hipra, cujo primeiro ensaio clínico em humanos foi autorizado ontem, poderá estar no mercado "até ao final do ano".

Segundo a mesma, "esta vacina tem como objetivo acrescentar melhorias às vacinas existentes, nomeadamente porque foi concebida tendo em conta todas as variantes e não precisa de ser congelada  para distribuição", disse em entrevista na RTVE.

10h00 - Rússia confirma novo recorde diário de mortes. As autoridades russas confirmaram, esta quinta-feira, a morte de 808 pessoas de Covid-19, nas últimas 24 horas. 

09h05 - Ex-personal trainer de Beyoncé morre de Covid-19. Beyoncé e a sua família ficaram em choque e de "coração partido" com a notícia.

08h55 - Queimódromo do Porto. Alegada falha na cadeia de frio suspende vacinação. A vacinação no Queimódromo do Porto foi suspensa pela coordenação da Task-Force de Vacinação para averiguação do cumprimento das normas e procedimentos em vigor.  Esta decisão decorre de uma alegada falha na cadeia de frio", informou, esta manhã, a task force.

08h25 - Covid-19? "A imunidade de grupo, de facto, não se vai atingir". Matemático Henrique Oliveira explicou, na TVI24, que a imunidade teórica - de 87,5% - "nunca se atinge" e explicou os motivos para tal. Estudo da Universidade de Coimbra concluiu que anticorpos contra a Covid-19 diminuem em mais de 80% após três meses da segunda dose.

08h10 - Reforço da Pfizer causa efeitos secundários semelhantes à segunda dose. De acordo com um estudo realizado em Israel, as pessoas que receberam uma terceira dose da vacina contra a Covid-19 sentiram efeitos secundários semelhantes aos da segunda dose.

07h27 - Incidência na Alemanha segue a subir. A Alemanha registou, em 24 horas, mais 5.638 novos casos da Covid-19. Quanto ao número de mortos, são mais 17 as vítimas a lamentar. A incidência de novos casos em sete dias por 100 mil habitantes é de 27,6 (ontem era de 25,1).

07h30 - Nova Zelândia planeia começar a abrir fronteiras no início de 2022. A Nova Zelândia, um dos territórios do mundo que combateu com mais sucesso a pandemia de covid-19, planeia reabrir cautelosamente as fronteiras aos viajantes internacionais no início do próximo ano, disse hoje o Governo.

07h27 - Brasil aprova lei que permite suspender patentes de vacinas. O Senado brasileiro aprovou na noite de quarta-feira um projeto de lei que permite ao Governo suspender temporariamente as patentes de vacinas e medicamentos em momentos de emergência sanitária, como na pandemia de Covid-19.

07h25 - China deteta 81 novos casos de Covid-19. A China anunciou hoje ter identificado, nas últimas 24 horas, 81 casos de covid-19, dos quais 61 por contágio local, a maioria diagnosticados na província de Jiangsu, de onde o atual surto é originário.  

07h23 - Peregrinação internacional de agosto ao Santuário de Fátima começa hoje. A peregrinação internacional aniversária de agosto, que hoje começa no Santuário de Fátima, limitada a 15 mil fiéis nas celebrações devido à pandemia de covid-19, é presidida pelo arcebispo do Luxemburgo, onde 15% da população é portuguesa.

07h20 - Autoagendamento para maiores de 12 anos disponível entre hoje e sábado. O autoagendamento da vacina contra a covid-19 para as pessoas entre 12 e 15 anos de idade vai ficar hoje disponível, sendo possível realizar o pedido até sábado. Durante três dias, a plataforma para realizar o pedido de agendamento vai estar disponível exclusivamente para esta faixa etária, para a qual já estão previstos dois períodos para a administração das primeiras doses de vacina.

07h15 - Bom dia! Damos início ao acompanhamento diário da situação do novo coronavírus. Recorde os acontecimentos anteriores aqui.

Leia Também: AO MINUTO: 3.ª dose "pode ser útil"; Delta agrava-se no Rio de Janeiro

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas