Enquanto o resto do mundo discute as repercussões da tomada do Afeganistão por parte do movimento radical talibã, pouco se sabe sobre o que se passa na capital, tomada no domingo passado. Porém, nas redes sociais, começam a surgir vídeos que mostram os combatentes talibã.
Alguns meios internacionais, como a francesa Mediavenir, publicaram dois clipes de vídeo que mostram os 'Mujahidin' (combatentes) a usufruir do parque de diversões, mostrando-se os carrinhos de choque e o carrossel - clipes que pode ver mais abaixo.
Não menos bizarro, o correspondente do Wall Street Journal, Sune Engel Rasmussen, publicou um vídeo que dizia ser do palácio presidencial - informação não confirmada - onde os militantes parecem ter encontrado divertimento num ginásio. Com o qual estão pouco familiarizados, pelo que se vê nas imagens na galeria acima.
🇦🇫 #Afghanistan : les #talibans ont pris le contrôle d’un parc d’attractions à #Kaboul. (témoins) pic.twitter.com/BukACDf5v2
— Mediavenir (@Mediavenir) August 16, 2021
🇦🇫 #Afghanistan : d’autres images de la prise de contrôle du parc par les #talibans. (témoins) #Kabul #Kaboul pic.twitter.com/oqzb07KOLb
— Mediavenir (@Mediavenir) August 16, 2021
Recorde-se que os talibãs tomaram Cabul no domingo, após terem tomado o controlo de 28 das 34 capitais provinciais em dez dias, sem grande resistência das forças de segurança governamentais, no âmbito de uma grande ofensiva iniciada em maio - altura em que começou a retirada das tropas norte-americanas e da NATO do país, que deverá ficar concluída no final deste mês.
Na segunda-feira, numa mensagem de vídeo, o 'mullah' Baradar Akhund, chefe do gabinete político talibã no Qatar, fez a primeira declaração pública de um líder talibã após a conquista do país, anunciando o fim da guerra no Afeganistão, com a vitória dos talibãs e a captura de Cabul.
Leia Também: Mulher em Cabul. "Terei de queimar os últimos 24 anos da minha vida"