Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 17º

Incêndio que afeta sul de França a desacelerar e pode ser hoje controlado

A progressão do incêndio que afeta a Côte d'Azur, França, desde segunda-feira e que fez dois mortos, está a desacelerar e as autoridades locais declararam que as condições meteorológicas favoráveis permitirão controlar o fogo ainda hoje.

Incêndio que afeta sul de França a desacelerar e pode ser hoje controlado
Notícias ao Minuto

09:40 - 19/08/21 por Lusa

Mundo Côte d'Azur

"O incêndio está menos violento e a sua progressão está a desacelerar", afirmou num comunicado o governo do departamento de Var, no sul de França, sublinhando que o risco ainda está presente e que hoje será um "dia decisivo" nas tarefas de extinção do incêndio.

O comandante dos bombeiros, Loïc Lambert, disse à imprensa local que as condições meteorológicas permitiram passar "uma noite mais calma", sem vento e com temperaturas inferiores a 13 graus.

Desde a segunda-feira, cerca de 10.000 turistas e habitantes foram retirados da região. Na quarta-feira, cerca de 1.300 pessoas que estavam no parque de campismo PachaCaïd de La Môle, e que tiveram de ser retiradas já poderão regressar.

As autoridades locais esperam que a rede de estradas possa ser reaberta "progressivamente" após a limpeza da área, se as condições forem favoráveis. Cerca de 1.200 bombeiros ainda estão mobilizados nos trabalhos de extinção do incêndio.

O responsável pelo governo de Var, Evence Richard, declarou, numa conferência de imprensa na quarta-feira, a descoberta de dois corpos carbonizados numa casa no município de Grimaud.

Também 19 pessoas sofreram intoxicação pelo fumo e sete bombeiros ficaram feridos.

Este incêndio é o maior da época de fogos em França. Foi desencadeado na segunda-feira a nordeste de Toulon e já cobriu 7.100 hectares de floresta mediterrânica, no maciço de Maures, dos quais destruiu cerca de 6.300.

Leia Também: Incêndio que continua ativo na Côte d'Azur, em França, já fez dois mortos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório