O Reino Unido conseguiu retirar do Afeganistão, nas últimas 24 horas, mais 1.821 pessoas, em oito aviões.
O ministro das Forças Armadas James Heappey disse que a Força Aérea britânica espera ainda conseguir fazer mais 9 voos durante o próximo dia, numa operação contrarrelógio para tirar mais pessoas de Cabul, depois de os talibãs terem conquistado a cidade.
Porém, com mais 4 mil pessoas para retirar do local, e a situação caótica que se vive no aeroporto da cidade, tudo indica que o Reino Unido vai pedir ao presidente dos EUA, Joe Biden, que prolongue o prazo para o transporte aéreo de mais cidadãos. Recorde-se que são as tropas dos EUA que coordenam as operações de saída do Afeganistão.
Espera-se que Boris Johnson utilize uma reunião de emergência do G7, esta terça-feira, para pressionar Biden a prorrogar a data limite agendada para a próxima terça-feira, 31 de agosto.
Contudo, esta é uma decisão que não depende apenas de Washington, uma vez que também os talibãs têm voto na matéria, sendo pouco provável que estejam dispostos a alargar este prazo.
Recorde-se que existem dois aeroportos na cidade. O aeroporto civil está nas mãos dos talibãs e não tem voos de partida, os americanos controlam o aeroporto militar, estando aí prevista a sua presença apenas até ao final do mês. Os talibãs deverão assumir o controlo quando os seis mil militares norte-americanos e britânicos deixarem, em 31 de agosto, o aeroporto.
Leia Também: Afeganistão: Japão vai enviar aviões próprios para ajudar na retirada