Meteorologia

  • 23 OCTOBER 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 25º

Espanha. Desabamento fez dois mortos e um ferido grave da mesma família

O corpo da terceira vítima, uma mulher, foi retirado ao final da tarde de quinta-feira dos escombros do prédio que desabou em Peníscola, na província de Castelló, em Espanha.

Notícias ao Minuto

10:00 - 27/08/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Espanha

As equipas de resgate encontram o corpo da segunda vítima mortal, uma mulher, nos escombros do edifício que colapsou, na noite de quarta-feira, na cidade de Peníscola, na província de Castelló, em Espanha. Há duas vítimas mortais e um ferido grave da mesma família a lamentar. 

O corpo da mulher foi encontrado pelas 18h15 locais (17h15 em Lisboa) de quinta-feira, depois de ao início da manhã também ter sido retirado dos escombros o corpo de um menor. Na noite do colapso, recorde-se, um jovem de 15 anos foi encontrado com vida, depois de ter atendido a chamada telefónica dos bombeiros. O momento foi captado em vídeo e pode recordá-lo aqui.

Segundo o El País, nas operações de busca e salvamento foram utilizados cães pisteiros para que as equipas tivessem a certeza de não deixar para trás nenhuma vítima. Ao que tudo indica, no momento do colapso estavam no prédio de três andares apenas três pessoas. 

Como chegou a ser adiantado ontem pela imprensa espanhola, as vítimas são do mesmo agregado familiar. O jovem que sobreviveu é filho da mulher cujo corpo foi encontrado ontem à tarde. Já o menor que também morreu era filho do companheiro desta. 

Os peritos que analisam a origem do desabamento acreditam que em causa poderá ter estado um defeito estrutural. Fontes da investigação citadas pelo El País indicam que a queda de uma parede terá tido um efeito 'dominó'. Os técnicos estão também a avaliar se a estrutura do prédio era suficiente para sustentar três andares. 

As fortes chuvas que se fizeram sentir na região poderão também ter precipitado o colapso.

“O que aconteceu é que, por um motivo ainda a ser determinado, uma das paredes perdeu a rigidez, provavelmente porque as fundações cederam, mas isso só se saberá quando o local for limpo”, explicou Alberto Rubio, o diretor geral de qualidade e reconstrução do governo regional de Valência.

Leia Também: Jovem encontrado com vida após colapso de prédio. As imagens do resgate

Recomendados para si

;
Campo obrigatório