Meteorologia

  • 16 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 22º

Rússia convoca embaixador dos EUA por acusações de "ingerência eleitoral"

A Rússia anunciou hoje ter convocado o embaixador dos Estados Unidos, Joe Sullivan, para lhe apresentar "provas irrefutáveis" de violações cometidas pelos gigantes digitais norte-americanos antes das eleições legislativas russas de setembro.

Rússia convoca embaixador dos EUA por acusações de "ingerência eleitoral"
Notícias ao Minuto

19:41 - 10/09/21 por Lusa

Mundo Rússia/EUA

"Existe um único motivo [para esta convocação]: uma ingerência nas eleições russas", afirmou Maria Zakharova, porta-voz do ministério russo dos Negócios Estrangeiros, em mensagem na sua conta Telegram.

Num comunicado distinto publicado na sua página digital, o ministério precisa que o diplomata norte-americano se reuniu com o vice-ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Serguei Riabkov.

"No decurso das discussões ficou sublinhado que a parte russa dispõe de provas irrefutáveis de uma violação da lei russa pelos gigantes do numérico americanos no contexto da preparação e realização das eleições para a Duma [Câmara baixa do parlamento]", indicou a diplomacia russa.

Os mesmos responsáveis acrescentaram ter indicado a Washington "o caráter absolutamente inadmissível de uma ingerência nos assuntos internos do nosso país".

O ministério russo escusou-se a detalhar quais as irregularidades em causa.

Esta convocação surge num momento em que o regulador russo dos 'media" Roskomnadzor dirigiu na semana passada uma advertência à Apple e Google face à sua recusa de suprimir uma aplicação do opositor russo detido Alexei Navalny.

As legislativas vão decorrer na Rússia entre 17 e 19 de setembro sem a participação dos aliados de Navalny, excluídos do escrutínio ou forçados ao exílio após a proibição das suas organizações, declaradas em junho de "extremistas" pela justiça russa.

Alexei Navalny, condenado em fevereiro a dois anos e meio de prisão num caso que denuncia como político, apelou aos seus apoiantes a utilizarem a sua aplicação para detetar e votar nos candidatos mais bem posicionados para derrotarem os que se apresentam pela Rússia Unida, o partido do Kremlin.

Leia Também: Rússia e Bielorrússia reforçam integração económica e relações militares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório