OMS pede que países americanos apoiem acordo para enfrentar pandemias

O diretor-geral das Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu hoje aos países americanos que apoiem um acordo "juridicamente vinculativo" para enfrentar futuras pandemias, devido ao forte impacto da covid-19 na região, no último ano e meio.

Notícia

© FABRICE COFFRINI/AFP via Getty Images

Lusa
01/10/2021 06:54 ‧ 01/10/2021 por Lusa

Mundo

Organização Mundial de Saúde

"Há um consenso global emergente em torno da ideia de um acordo internacional juridicamente vinculativo sobre a preparação e resposta às pandemias", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, numa mensagem pré-gravada dirigida à Organização dos Estados Americanos (OEA).

O dirigente considerou que este mecanismo poderá fornecer um "quadro geral para a segurança da saúde global" e defendeu a cooperação internacional como "a única forma de enfrentar uma ameaça global".

"Procuramos o apoio de todos os países da América para esta ideia tão necessária, enquanto trabalhamos juntos para construir um futuro mais saudável, seguro e justo para todos", acrescentou.

O diretor-geral da OMS admitiu que a região "continua a ser seriamente afetada" pela covid-19 e lembrou que, só na última semana, registou "quase metade" de todos os novos casos notificados no mundo.

De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), na semana passada quase 1,5 milhões de pessoas ficaram infetadas e mais de 26 mil morreram com covid-19 em países americanos.

 

Leia Também: Portugal entra hoje na última fase de levantamento de restrições

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas