Nobel da Química entregue a Benjamin List e David W.C. MacMillan

Já são conhecidos os vencedores do Prémio Nobel da Química.

Notícia

© Twitter

Notícias ao Minuto
06/10/2021 10:50 ‧ 06/10/2021 por Notícias ao Minuto

Mundo

Prémios

A Real Academia das Ciências sueca  decidiu atribuir o prémio Nobel da Química ao alemão Benjamin List e ao norte-americano David W.C pelo seu contributo para  o "desenvolvimento da organocatálise assimétrica", ferramenta que permite criar novas moléculas.

Esta descoberta, defende a academia,  "elevou a construção molecular a outro nível. Não só tornou a química mais verde, como também tornou muito mais fácil a produção de moléculas assimétricas".

Como a maioria das reações químicas é muito lenta, é comum que cientistas usem catalisadores – substâncias que aumentam a velocidade de uma reação.

Durante anos, os cientistas acreditaram que havia apenas dois tipos de catalisadores: metais e enzimas. Mas, trabalhando separadamente, Benjamin List e David MacMillan desenvolveram um terceiro tipo – a organocatálise assimétrica, que se baseia em pequenas moléculas orgânicas.

David MacMillan trabalhou com catalisadores de metal que eram facilmente destruídos pela humidade. Questionou-se se conseguiria desenvolver um tipo de catalisador mais resistente utilizando moléculas orgânicas simples. E uma delas provou ser excelente em catálise assimétrica.

Já Benjamin questionou-se se uma enzima inteira era realmente necessária para obter um catalisador e testou se um aminoácido chamado prolina poderia catalisar uma reação química. Esta funcionou de forma brilhante.

Os prémios Nobel nasceram da vontade do cientista e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) em legar grande parte da sua fortuna a pessoas que trabalhem por "um mundo melhor". O prestígio internacional dos prémios Nobel deve-se, em grande parte, às quantias atribuídas, que atualmente chegam aos dez milhões de coroas suecas (mais de 953.000 euros). Atribuído anualmente pela Academia Real das Ciências da Suécia estes distinguem aqueles que dão o seu contributo em cinco áreas: química, física, literatura, paz, fisiologia ou medicina e economia 

Acompanhe a cerimónia em direto aqui:

 

Leia Também: Nobel da Física espera que prémio leve Itália a investir mais na ciência

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas