Libéria. Jovem "herói" encontrou 50 mil dólares e devolveu-os
O adolescente está a ser considerado um herói nacional após a atitude que teve.
© Getty Images
Mundo Libéria
Um adolescente da Libéria tornou-se um herói nacional depois de ter encontrado 50 mil dólares (mais de 40 mil euros) na estrada e os ter devolvido ao legítimo proprietário, no nordeste do condado de Nimba.
Emmanuel Tuloe, de 18 anos, disse à Associated Press, esta quinta-feira, que estava a conduzir o seu táxi motorizado quando viu o dinheiro embrulhado num saco plástico que tinha passado despercebido.
Quando percebeu do que se tratava, explicou: “Tive medo porque era bastante, então trouxe-o para casa e dei à minha tia para guardar até que o dono o pudesse pedir”.
Naquele dia, Musu Yancy, a empresária que tinha perdido o dinheiro, foi à rádio a “chorar pelo seu dinheiro e a apelar a quem o encontrasse”, referiu o jovem, que o levou de seguida até à mulher.
Emmanuel admitiu, no entanto, que ao mesmo tempo que muitos liberianos elogiam as suas ações, outros, incluindo alguns amigos, troçam dele por fazer o que é incomum no país do pós-guerra.
Abandonou a escola no sétimo ano para começar um serviço de táxi com a sua mota de forma a ganhar dinheiro, contou. “Desde a minha decisão, quando tenho uma avaria na estrada e alguns dos meus amigos motoristas me veem, não ajudam, dizem que agi de forma estúpida por ter encontrado e devolvido o dinheiro. Que devia ter usado o dinheiro para me ajudar”, recordou, em conversa com a agência a partir da sua cidade natal, Gbolor Dialla, na fronteira com a Costa do Marfim.
“Dizem que nunca vou ficar rico na vida, que como devolvi uma grande quantia de dinheiro, vou viver e morrer pobre”, acrescentou.
Mas mantém-se firme sobre as suas ações honestas, aconselhando outros a devolver dinheiro, telemóveis ou outros itens que possam encontrar. A empresária recompensou-o com dinheiro e bens avaliados em cerca de 1.500 dólares (quase 1.300 euros).
A Comissão Anticorrupção da Libéria afirma estar “profundamente comovida com a sinceridade do jovem”.
Leia Também: Libéria apresenta iniciativa para criar tribunal de crimes de guerra
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com