Segundo uma mensagem difundida pela companhia petrolífera através da rede social Twitter "alguns trabalhadores apresentam ferimentos ligeiros e outros mostram dificuldades a respirar devido à inalação de fumo".
Inicialmente a empresa referia que não havia vítimas do incidente.
"Os feridos que foram tratados no local encontram-se bem. Dois feridos foram transportados para o hospital Al-Aden mas o estado de saúde é estável", refere a mesma mensagem sem se referir às causas do incêndio.
De acordo com um fotógrafo da France Presse, são visíveis as nuvens de fumo que saem da refinaria de Mina al-Ahmadi, junto ao Golfo Pérsico, a cerca de 40 quilómetros a sul da capital.
A refinaria estatal, com uma extensão de mais de 10 quilómetros quadrados, começou a funcionar em 1949 e trata-se da maior das três instalações de refinamento de crude do Kuwait.
🇰🇼 News story: Kuwait's state-owned #refiner @KNPCofficial said a fire broke out a "short while ago" at its 346,000 b/d Mina al-Ahmadi #refinery | #OOTT #ArgusOil report: https://t.co/kXyiIMhrxz pic.twitter.com/Zary6PLXTy
— Argus Media (@ArgusMedia) October 18, 2021
Atualmente a refinaria de Mina al-Ahmadi produz 466 mil barris de petróleo por dia.
Uma quarta refinaria com capacidade para a produção de 615 mil barris de petróleo por dia está a ser construída no Kuwait e deve começar a funcionar no final do ano.
No total, o Kuwait produz 2,4 milhões de barris de petróleo por dia destinados sobretudo à exportação.
Leia Também: Bombeiros combatem incêndio na maior refinaria do Kuwait