Irmão de terrorista do Manchester Arena fugiu do Reino Unido
Ismail Abedi devia prestar depoimento esta quinta-feira, mas já não se encontra no país, tal como os pais.
© Getty Images
Mundo Manchester Arena
O irmão mais velho do homem-bomba que matou 22 pessoas no Manchester Arena, a 22 de maio de 2017, saiu do Reino Unido antes de prestar depoimento, esta quinta-feira, no inquérito público sobre o atentado terrorista.
De acordo com o Guardian, as autoridades desconfiam que Ismail Abedi fugiu do país e que não voltará para testemunhar.
Também o amigo de infância do terrorista, Ahmed Taghdi, tentou fugir, na segunda-feira, mas foi apanhado e detido pelas autoridades britânicas.
Tanto um como o outro receberam ordens judiciais para comparecer no inquérito, esta semana, de forma a responder a várias questões sobre a radicalização de Salman Abedi.
As autoridades britânicas descobriram que Ahmed Taghdi acompanhou o amigo numa visita à prisão ao terrorista Abdalraouf Abdallah, que tudo indica ser o responsável pela radicalização de Salman. Já Ismael foi apanhado com material de propaganda do Daesh no telemóvel. Ambos foram detidos depois de Salman ter-se feito explodir durante um concerto de Ariana Grande, matando 22 pessoas e ferido centenas.
Apesar disso, nenhum foi acusado de qualquer crime e ambos foram informados que tinham o direito de não responder a quaisquer perguntas que possam incriminá-los no inquérito público.
As autoridades acreditam que tanto Ismael como os pais, que também não quiseram colaborar com as autoridades britânicas, fugiram para a Líbia.
Já Ahmed deverá mesmo ser ouvido quinta-feira, como previsto. Quem também deverá prestar depoimento é Abdalraouf Abdallah, que se encontra já preso por terrorismo. Ambos são considerados testemunhas importantes no processo.
Leia Também: Assassínio de deputado britânico considerado "incidente terrorista"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com