Meteorologia

  • 06 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 23º

"Incríveis" estátuas romanas descobertas durante escavação na rota da HS2

Foram descobertos três bustos e artefactos romanos. Veja as imagens.

Notícias ao Minuto

09:41 - 02/11/21 por Notícias ao Minuto

Mundo Artefactos

Em trabalhos de escavação no projeto High Speed Two (HS2) – ferrovia de alta velocidade que ligará Londres ao norte da Inglaterra – os arqueólogos descobriram uma “série incrível de estátuas romanas raras”, na igreja de Stoke Mandeville, em Buckinghamshire, no sul de Inglaterra.

Foram identificados três bustos romanos, dois dos quais com “cabeça e torso”, que aparentam ser de uma mulher e de um homem, ao passo que o terceiro será de uma criança.

“As estátuas estão excecionalmente bem preservadas e conseguimos ter uma impressão das pessoas que representam - olhar para os rostos do passado é uma experiência única”, diz Rachel Wood, arqueóloga-chefe do projeto.

"Logicamente que isto nos leva a questionar o que ainda pode estar enterrado sob as igrejas dos povos medievais ingleses", sublinha.

Os arqueólogos acreditam que estaria um mausoléu romano no local, destruído com a construção da igreja de St Mary.

Mike Court, arqueólogo-chefe, adianta que este “programa sem precedentes” ofereceu “uma nova abordagem da história do Reino Unido, fornecendo amostras do local ou da forma como viviam” os povos ancestrais.

Além dos bustos, foi descoberto também um jarro de vidro hexagonal romano, que apesar de ter estado no solo durante mais de mil anos, tem pedaços “intactos”, o que permitiu a remoção daquilo que os arqueólogos acreditam ser a totalidade do artefacto.

As peças serão enviadas para um laboratório especializado, para serem limpas e examinadas. Ainda assim, o seu destino final não é conhecido.

As obras da HS2, a segunda linha de comboios de alta velocidade do Reino Unido e a primeira para o norte da Inglaterra, começaram em abril de 2020. A ferrovia deverá ligar a capital britânica às grandes cidades do centro e do norte da Inglaterra.

Leia Também: Mação anuncia descoberta de novas gravuras rupestres no vale do Ocreza

Recomendados para si

;
Campo obrigatório