Meteorologia

  • 19 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 26º

Barragem perto de Maputo abre comportas para receber chuvas

A barragem dos Pequenos Libombos que abastece Maputo, capital moçambicana, aumentou as descargas para acomodar as chuvas que se aproximam, de acordo com um relatório consultado hoje pela Lusa.

Barragem perto de Maputo abre comportas para receber chuvas
Notícias ao Minuto

10:14 - 02/11/21 por Lusa

Mundo Moçambique

"Para reduzir o risco de inundações, as autoridades da barragem dos Pequenos Libombos em Maputo aumentaram as descargas em mais de 130% para acomodar os fluxos a montante durante a próxima estação chuvosa", refere o mais recente sumário da Rede de Alerta Antecipado de Fome (rede Fews, sigla inglesa), que apoia as ações de agências governamentais e humanitárias.

A abertura de comportas deve-se ao facto de a barragem estar "com 91% da capacidade no início do estação das chuvas", devido à elevada precipitação registada no início deste ano.

A situação chegou a provocar cheias e a cortar estradas nas imediações de Maputo.

Para a estação chuvosa que agora começa e se prolonga até abril de 2022, existe uma probabilidade de "risco moderado a alto" de inundações que pode levar a perdas de produção em planície próximas das bacias dos rios Maputo, Umbelúzi, Incomati, Limpopo, Búzi, Pungué, Savane e Licungo, nota o relatório.

O centro de Moçambique pode sofrer mais intempéries que o resto do país nesta nova estação das chuvas, acentuando um padrão de anos anteriores, segundo a mais recente previsão meteorológica sazonal.

As autoridades estão inclusivamente a planear um investimento num novo centro meteorológico para aquela zona com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), que se deve tornar realidade até 2024 e aumentar a precisão das previsões e alertas.

Leia Também: Quase um milhão precisa de alimentos durante sete meses em Moçambique

Recomendados para si

;
Campo obrigatório