A Polícia da Catalunha deteve um homem por violência doméstica em Barcelona após a vítima ter pedido ajuda numa clínica médica.
De acordo com o jornal El País, a mulher usou os sinais, que ficaram muito populares na rede social Tik Tok durante a pandemia, quando se deslocou com o parceiro a uma clínica privada em Sarrià-Sant Gervasi.
O casal estava na sala de espera quando a mulher fez o sinal com a mão para um dos funcionários da clínica.
Rapidamente as autoridades foram contactadas e deslocaram-se à clínica onde interrogaram o casal individualmente. A vítima confirmou que era sujeita a "insultos" e "atitudes violentas como empurrões" há algum tempo. O indivíduo foi preso e acusado de crime de violência doméstica.
No início deste mês um outro caso ficou conhecido de uma jovem que foi salva graças a este gesto.
A adolescente de 16 anos, que se encontrava desaparecida foi encontrada nos EUA, foi salva depois de ter usado os sinais que se tornaram virais no Tik Tok, durante a pandemia, para as vítimas de violência doméstica pedirem ajuda silenciosamente.
O gesto que se tornou viral no Tik Tok e outras redes sociais, no ano passado, consiste em colocar a palma da mão para cima com o polegar virado para o centro e, de seguida, fechar os restantes quatro dedos sobre o polegar.
O mesmo foi lançado pela Women’s Funding Network, nos EUA, em parceira com a Canadian Women’s Foudation, durante os primeiros dias da pandemia, para ajudar a enfrentar o aumento da violência doméstica, durante o confinamento.
Desta forma, as vítimas podem alertar, silenciosamente, um membro da família, amigo ou colegas de trabalho, durante uma chamada de vídeo, foto ou ao abrir a porta, para o perigo que está a correr.
Leia Também: Adolescente salva após usar sinais que se tornaram virais no Tik Tok